Sensormatic: 5 dicas para o varejo diminuir as perdas e estimular as vendas

Share:

Sensormatic Solutions – Black Friday: Cinco dicas para o varejo diminuir as perdas e estimular as vendas

São Paulo, 28 de outubro de 2019A Black Friday deste ano, que acontece na sexta-feira, 29 de novembro, deve gerar um faturamento superior a 3 bilhões de reais para o varejo brasileiro – alta de 18% sobre o mesmo período no ano passado. Entre os segmentos mais procurados estão eletroeletrônicos, vestuário, perfumaria e cosméticos. As informações são da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop). 

O aumento do fluxo de pessoas em período sazonais, entretanto, exige que os varejistas redobrem a atenção quanto a gestão de seus estoques. “Com mais produtos expostos, a oportunidade pode ser maior, mas o maior movimento também pode causar situações como rupturas pontuais, avarias e possíveis furtos que impactam no resultado”, explica Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic Solutions, fornecedora de tecnologia para o varejo.

Segundo o executivo, por meio de boas práticas e do uso de soluções tecnológicas, é possível adequar as ações preventivas como foco no lucro à realidade de cada ponto de venda. “Também é importante valorizar a experiência de compra do consumidor, que poderá gerar impacto positivo no faturamento e na margem”, alerta.

Visando este cenário, a Sensormatic Solutions elencou cinco dicas para o varejista se prevenir e alavancar as vendas durante o mês de novembro – e a Black Friday.

1) Garantir a venda

Ter o produto certo, no momento e na quantidade adequada, pode garantir o sucesso nas vendas, pois um dos principais fatores para a perda da venda – e até do próprio cliente – é a ausência do item no momento da compra. A atuação da equipe e o uso de soluções de gestão de estoques dão visibilidade (com olhar sazonal) e permitem maior adequação à compra e distribuição, evitando perdas de venda e de inventário, ou relacionadas à quebra operacional.

VEJA TAMBÉM:  Lumu: 5 fatos sobre a falta de talentos no mercado de segurança cibernética

2) Automatizar para viabilizar

Soluções de gestão permitem exposição, monitoramento, segurança e visibilidade sobre o estoque, ajudando a inibir ações de fraudadores e melhorando a experiência de compra do cliente. Com estas soluções a operação fica mais controlada e alinhada à demanda existente.

3) Motivar e engajar 

Em momentos de maior volume de estoques e clientes, o engajamento será sempre um diferencial para o melhor resultado. É importante estimular a equipe a sentir-se responsável pelos resultados. Durante as reuniões periódicas, é válido reforçar as orientações sobre pontos de atenção e destacar os resultados obtidos, baseados em informações objetivas e simples.

4) Mitigar riscos

Em momento atípicos, sempre há pontos de vulnerabilidade, mas nem sempre representam toda uma área. A atenção ao acesso às áreas restritas, circulação em pontos de pouca visibilidade e a itens que possuem maior perda/valor ou menor porte permitirá identificar oportunidades pontuais, como visibilidade à reposição, exposição e ao atendimento, resultando na conquista de clientes ou na inibição de possíveis furtantes.

5) Redobrar atenção quanto a operação de caixa

Operações como cancelamentos, descontos, trocas e realização de sangrias ou troco precisam ser conferidas ou monitoradas e devem ser realizadas da melhor forma possível para não impactar em aumento de fila. Furtos, avarias ou vencimentos nem sempre representam a maior parte da perda e o ponto de venda pode ser um local de risco se não existir um controle adequado.

Para Quintanilha, se o foco do varejista é o lucro e o encantamento do cliente, aquele que tiver acesso a informações com maior assertividade e agilidade terá sempre uma operação mais ajustada às reais expectativas do consumidor. “Ao seguir essas recomendações, o lojista oferecerá uma melhor experiência ao cliente, garantindo a redução de prejuízos e contribuindo para a melhor rentabilidade do negócio”, conclui.

VEJA TAMBÉM:  Fintechs concederem quase R$ 14 bi em crédito em 22, aponta ABCD e PwC

Sobre a Sensormatic Solutions

A Sensormatic Solutions é líder global em capacitar varejistas no engajamento de consumidores de forma inteligente e conectada. Combinando insights críticos sobre a acurácia de estoques, análise de fluxo de clientes e a prevenção de perdas, a Sensormatic Solutions potencializa a excelência operacional em escala e ajuda a criar experiências únicas de compra. As soluções oferecem visibilidade em tempo real e análise preditiva para tomadas de decisões precisas em toda a empresa. Com mais de 1,5 milhão de dispositivos de coleta de dados no mercado varejista, captamos 40 bilhões de visitas de clientes e rastreamos e protegemos bilhões de itens a cada ano. Nosso portfólio apresenta as marcas Sensormatic®, ShopperTrak® e TrueVUE ™. Para informações adicionais, por favor, visite SensormaticSolutions.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e nosso canal no YouTube.

Relacionados

Francisco Ferreira
Francisco Ferreira é o novo presidente da ABCD

Francisco Ferreira é o novo presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital Fundador...

Cinema Itinerante, Rodocine
SANTO ANDRÉ RECEBE CINEMA ITINERANTE

Compartilhe SANTO ANDRÉ RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES...