RH, TBL

RH vira peça importante na estratégia de sustentabilidade das empresas

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

RH vira peça importante na estratégia de sustentabilidade das empresas

Adesão à agenda ESG leva empresas a incorporar aspectos ambientais, sociais e de governança à gestão do RH

 

São Paulo, 7 de abril de 2021 — A sustentabilidade entrou definitivamente na agenda dos grandes investidores do mundo, que estão cada vez mais condicionando suas decisões de investimento à incorporação pelas empresas de aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Embora seja um conceito bastante difundido na Europa e nos Estados Unidos e tenha sido introduzido no Brasil há mais de uma década, o ESG somente agora começa a ser aplicado em larga escala pelas empresas brasileiras, nos mais diversos campos da gestão corporativa.

Uma das áreas em que o ESG vem sendo bastante empregado como parte das práticas operacionais e administrativas é a de recursos humanos. Analistas de mercado apontam a adoção do conceito de ESG no RH como reflexo não só da necessidade de mudança da cultura das empresas e do comportamento de suas lideranças e funcionários, mas também de uma preocupação social.

“Tanto do ponto de vista operacional quanto de processos, o RH vem passando por uma grande transformação, inclusive para se adequar às mudanças trazidas pela nova legislação trabalhista. E a inclusão da agenda ESG está exigindo agora das empresas um novo passo na evolução para garantir a boa governança corporativa”, observa Rafael Morales, diretor da TBL Manager, empresa especializada em soluções de business intelligence de sustentabilidade.

Na avaliação de Morales, para atender a todas as diretrizes da agenda ESG, inclusive na área de RH, é imprescindível que a empresa disponha de uma plataforma digital para que possa gerenciar, rastrear e relatar dados e estratégias ESG. “A implementação de um sistema de gerenciamento ESG tornou-se um pré-requisito para qualquer empresa que queira receber financiamento de instituições ou investidores.”

VEJA TAMBÉM:  ABCD discute oportunidades do mercado de crédito digital no Congresso C4

A TBL provê uma plataforma ESG em nuvem, o SIS (Sistema de Indicadores da Sustentabilidade), que fornece às organizações recursos de gerenciamento das informações de sustentabilidade e relatórios em alinhamento com uma variedade de setores e verticais de negócios. Morales explica que o SIS tem como um dos objetivos justamente ajudar os investidores a avaliar a exposição ao risco e a sustentabilidade no longo prazo por meio de indicadores padrão e customizados. “A lógica dos indicadores permite quantificar os dados e cruzá-los entre si”, explica.

O SIS integra uma ampla gama de ferramentas de gerenciamento ESG, como recursos para inventário de emissões GEE, relatórios de sustentabilidade, índices de desempenho, fornecedores e compliance, responsabilidade social, entre outros. No caso específico do setor de RH, a plataforma oferece um módulo de saúde e segurança, para controle de acidentes, fatalidades, hora homem trabalhada, taxa de frequência, lesões, entre outros quesitos. 

A TBL tem em sua carteira de clientes empresas como a Raízen, BR Distribuidora, Santander, Sicredi, BRF, Roche e Copagaz, entre outras. “Os nossos clientes, em todos os setores, reconhecem a necessidade de sistemas confiáveis para gerenciar e relatar dados com eficácia, inclusive no tocante ao RH. E o SIS fornece uma solução completa com as mais recentes estruturas e padrões da indústria para auxiliar os clientes a gerenciar o risco de sustentabilidade e fornecer insights relevantes para as partes interessadas internas e externas”, finaliza Morales.

Relacionados

Furukawa
Furukawa cria serviço de startup remoto para o mercado enterprise

Compartilhe Furukawa cria serviço de startup remoto para o mercado enterprise São Paulo,...

CACHOEIRAS DE MACACU RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES

CACHOEIRAS DE MACACU RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...