Sidi

SiDi participa da Expo Amazônia

Share:

SiDi demonstra na Expo Amazônia suas competências em tecnologias de IA e segurança cibernética

 

Manaus, 30 de junho de 2022 – A nova unidade do SiDi em Manaus, inaugurada em dezembro, está apresentando algumas de suas principais competências no evento Expo Amazônia Bio&TIC 2022 – Economia Digital & Bioeconomia, que começa hoje (30/06) e se estende até sábado (02/07), na capital do Amazonas. O objetivo do evento é discutir, integrar e consolidar os polos de bioeconomia e impulsionar os polos digitais da região, como matrizes econômicas viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e o desenvolvimento econômico e social dos povos da Amazônia.

Credenciada pela Suframa no contexto da Lei de Informática, a unidade manauara do SiDi integra o polo digital da região, atendendo às necessidades de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica de empresas que atuam na Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e Amapá. “Atuamos, prioritariamente, em projetos que envolvem desafios tecnológicos nas áreas de segurança cibernética, Inteligência Artificial (IA), visão computacional e Internet das Coisas (IoT)”, afirma Carlos Henrique Fonseca, gerente executivo da unidade Manaus. 

E é nessas áreas que o SiDi está apresentando suas competências, nas demonstrações realizadas em seu estande na Expo Amazônia Bio&TIC. “Essas competências estão sendo desenvolvidas em Manaus, nos projetos de pesquisa e desenvolvimento iniciados em 2022 a partir de convênios celebrados com parceiros da região da Amazônia Central”, revela o executivo.

Na área de visão computacional e processamento de linguagem natural (NLP), a unidade manauara está apresentando uma prova de conceito, criada por seus colaboradores, que permite a identificação de objetos em vídeo a partir de comandos de voz. Seu desenvolvimento envolveu o uso de conceitos, técnicas e ferramentas de visão computacional, processamento digital de imagens, aprendizado de máquina (machine learning) e NLP.

VEJA TAMBÉM:  SiDi está com mais de cem vagas abertas na área de tecnologia da informação

Os recursos do supercomputador SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã) estão sendo apresentados por meio de duas demonstrações de treinamento de modelos de alta complexidade, que revelam a importância desse laboratório de IA – que é o maior da América Latina. Já em segurança cibernética, a apresentação consiste em um monitor demonstrando ao vivo e online as principais ameaças nessa área atualmente e as competências do SiDi para ajudar as empresas a enfrentá-las.

A Expo Amazônia Bio&TIC 2022 é realizada pela Associação do Polo Digital do Amazonas (APDM); governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Centro de Biotecnologia e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). Mais informações sobre o evento em www.sympla.com.br/evento/expo-amazonia-bio-tic-2022-economia-digital-bioeconomia/1625445

 

Sobre o SiDi

Com 18 anos de experiência e um portfólio que ultrapassa mil projetos, o SiDi é um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do Brasil. São mais de 700 colaboradores desenvolvendo soluções sob medida para transformar os negócios das empresas e o dia a dia de milhões de pessoas.

Relacionados

compras de natal
Brasileiros planejam compras de Natal ainda em novembro, aponta Sensormatic

Mais de um terço dos brasileiros planeja iniciar suas compras de Natal em...

Presidente Epitácio
PRESIDENTE EPITÁCIO RECEBE CINEMA ITINERANTE

Além do ingresso, a pipoca e o refrigerante são gratuitos São Paulo, 24...