sociedade civil

Seminário debate a filantropia como agente transformador da sociedade civil

Share:

Seminário gratuito debate importância da filantropia como agente transformador da sociedade civil

Com apoio da BrazilFoundation, evento Filantropia, Justiça Social, Sociedade Civil e Democracia também será transmitido online

 

São Paulo, 19 de setembro de 2022 – Em comemoração aos 10 anos de atividades em prol da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário, a Rede de Filantropia para a Justiça Social, que tem a BrazilFoundation como organização membro, realizará, nos dias 20 e 21 de setembro, o seminário Filantropia, Justiça Social, Sociedade Civil e Democracia, na Unibes Cultural, em São Paulo. O objetivo do evento é desmistificar a filantropia como simples instrumento de assistencialismo e caridade e reforçar sua importância como ferramenta de apoio e fortalecimento de organizações e movimentos da sociedade civil.

O seminário contará com seis mesas de debates, três em cada dia de evento, abordando temas como filantropia colaborativa; filantropia e agenda de proteção emergencial aos defensores dos direitos humanos e do meio ambiente; inovação, tecnologias e vulnerabilidades no fortalecimento de comunidades e luta por justiça socioambiental; campanhas comunitárias do Dia de Doar; contribuições para o fortalecimento de territórios a partir de experiências de filantropia colaborativa; e governança em rede e iniciativas colaborativas para impacto social.

Haverá também workshops e lançamentos de pesquisas e publicações da área, além da realização de reuniões de alianças e programas internacionais relacionados à filantropia em cooperação Sul-Sul.

“Com este evento queremos fortalecer ainda mais a filantropia no Brasil, ressaltando seu papel de agente de promoção de justiça social e de direitos humanos, garantias básicas para a manutenção de uma democracia, dando visibilidade aos doadores e organizações que desempenham papel ativo na luta pela verdadeira transformação do país”, comenta Rebecca Tavares, CEO da BrazilFoundation.

VEJA TAMBÉM:  BrazilFoundation debate desafios da filantropia na América Latina no GIFE

O seminário Filantropia, Justiça Social, Sociedade Civil e Democracia é gratuito e terá transmissão online de parte da programação. As inscrições podem ser feitas no site https://seminariofilantropia.com.br/inscricoes/.

 

Serviço

Seminário Filantropia, Justiça Social, Sociedade Civil e Democracia

Data: 20 e 21 de setembro de 2022

Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo/SP

Programação e mais informações: https://seminariofilantropia.com.br/

 

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Tem como princípio a promoção da filantropia estratégica ao selecionar e investir em organizações da sociedade civil de forma a gerar resultados de impacto sistêmico.

Neste ano, o foco da fundação está na promoção de doações multianuais em áreas prioritárias, no fortalecimento institucional das OSCs apoiadas, geração de informação sobre iniciativas de equidade e na contribuição para a formação de lideranças sociais transformadoras capazes de incentivar um diálogo nacional sobre acesso, equidade e participação. A BrazilFoundation é uma organização não-governamental que oferece incentivos fiscais aos doadores nos Estados Unidos com base na lei de imposto de renda americana (Seção 501 (c) (3). EIN 13-4131482.

Sobre a Rede

Criada em 2012, a Rede de Filantropia para a Justiça Social reúne fundos e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário. A organização tem por propósito promover e diversificar uma cultura filantrópica no Brasil que garanta e amplie os recursos para a justiça social. Integram o quadro de sócios fundadores as seguintes organizações membros: Fundo Baobá, Fundo Elas+, Fundo Brasil, Fundo Casa Socioambiental, ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis), Instituto Baixada, Fundo Positivo, Casa Fluminense, ISPN (Instituto Sociedade População e Natureza), Redes da Maré, iCS (Instituto Clima e Sociedade), FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental), Tabôa, Instituto Procomum, Fundo Agbara e BrazilFoundation.

VEJA TAMBÉM:  Plusoft lança aplicação de voice bot no WhatsApp com tecnologia do CPQD

Relacionados

Segurança em cidades inteligentes é o foco do CPqD em um dos maiores eventos do setor

Segurança em cidades inteligentes é o foco do CPqD em um dos maiores...

Padtec Proxxima Telecom
Padtec encerra o 3º trimestre com melhora em seu desempenho operacional

Padtec encerra o terceiro trimestre com melhora em seu desempenho operacional Receita operacional...