Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD lança a edição 2023 do Radar Conecte-se ao Novo

Share:

CPQD lança a edição 2023 do Radar Conecte-se ao Novo

Campinas, 06 de março de 2023 – O CPQD está lançando a 3.ª edição do Radar Conecte-se ao Novo, um registro abrangente, baseado em opiniões de executivos, acadêmicos e especialistas brasileiros, sobre tendências tecnológicas selecionadas como relevantes nos cenários atual e futuro do país. O objetivo dessa iniciativa do CPQD é servir de referência e orientação para as estratégias de desenvolvimento e implementação de novas tecnologias em empresas de diversos setores.

“A transformação digital está à nossa porta, com todos os seus desafios e ganhos, impactando os negócios atuais e criando novas oportunidades. Nesse contexto, o Radar Conecte-se ao Novo traz informações importantes destinadas a contribuir para uma visão mais clara da realidade brasileira em relação à adoção e ao impacto das tecnologias emergentes em vários setores econômicos”, afirma o presidente do CPQD Sebastião Sahão Júnior. “Trata-se de uma base de informação de grande valia para todo o ecossistema de inovação brasileiro”, acrescenta.

O Radar Conecte-se ao Novo 2023 apresenta uma análise de 20 tecnologias selecionadas com base em exemplos de pesquisas e relatórios internacionais, nas edições anteriores do relatório e, também, na própria experiência do CPQD. Essas tecnologias foram agrupadas em quatro temas: Rede e Conectividade, Inteligência Artificial, Confiança, Privacidade e Segurança e Computação Avançada.

A pesquisa, conduzida em 2022, contou com a participação de clientes, parceiros e diversos atores do ecossistema de inovação com os quais o CPQD mantém relacionamento no país. A grande maioria dos respondentes ocupam cargos executivos (diretor, presidente, vice-presidente, C-Level e gerentes) em empresas de vários setores. Entre os setores representados na pesquisa, destacam-se Tecnologia da Informação, telecomunicações, indústria, agronegócio, academia e utilities.

VEJA TAMBÉM:  CPQD firma parceria para instalação de ponto de coleta de lixo eletrônico

Para cada uma das 20 tecnologias selecionadas, o Radar Conecte-se ao Novo traz a avaliação de sua maturidade tecnológica (emergente, nascente, inicial ou convencional), o impacto previsto (baixo, médio, alto ou disruptivo) e o prazo para sua adoção (0 a 2 anos, 3 a 5 anos, ou mais de 5 anos). A representação visual e a segmentação dos resultados da pesquisa por setor econômico facilitam a análise dos cenários e tendências sobre as novas tecnologias. E, em cada bloco temático, especialistas do CPQD comentam os principais destaques na área.

Em Rede e Conectividade, por exemplo, um dos destaques é a tecnologia 6G, que aparece no Radar com expectativa de disponibilidade em um horizonte de médio prazo. Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) é outra tendência tecnológica analisada no trabalho. E, em Computação Avançada, destacam-se as tecnologias de Computação Quântica e Experiência Imersiva – Metaverso, entre outras.

Estas são as 20 tecnologias avaliadas no Radar Conecte-se ao Novo 2023:

Rede e Conectividade
6G – 6.ª geração de redes móveis
Sistemas de Satélite de Baixa Órbita
Tudo Definido por Software
Operações de Redes Inteligentes (Intelligent Network Operation)
C-V2X (celular–veículo para tudo)

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Emotiva (Emotion AI)
Inteligência Artificial Embarcada (Emdedded AI)
Inteligência Artificial das Coisas (Artificial Intelligence of Things – AIoT)
Análise em Tempo Real (Real Time Analytics)
Computação Cognitiva
Aprendizado de máquina híbrido (Hybrid Machine Learning – HML)

Confiança, privacidade e segurança
Identidade Digital Descentralizada
Rastreabilidade e Garantia de procedência com Blockchain
Contratos Inteligentes
Biometria Multimodal
Tokenização (FT/NFT)

Computação Avançada
Computação de Borda (Edge Computing)
Experiência Imersiva – Metaverso
Tecnologia Háptica (tecnologias que estimulam os sentidos de tato e movimento, principalmente para reproduzir em ambiente virtual as sensações do mundo real)
Computação Quântica

VEJA TAMBÉM:  Wiki Telecom ilumina mais de 3 mil quilômetros de redes ópticas

O Radar Conecte-se ao Novo 2023 está disponível para download no link (https://materiais.cpqd.com.br/lp_camp_relatorio_radar_tecnologico_2023_cpqd?_gl=1*6et7nw*_ga*NjEzODczNTA5LjE2NjYzNjE2NzQ.*_ga_DC4JGWHQ4H*MTY3NzUwNjAwNi4yNjEuMS4xNjc3NTA2MjQzLjAuMC4w)

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Relacionados

Furukawa
Vero expande sua rede de fibra óptica com solução pré-conectorizada Furukawa

Compartilhe Siga no Google Notícias Vero Internet expande sua rede de fibra óptica...

QUARENTENA Cinco dicas para proteger

Compartilhe QUARENTENA Cinco dicas para proteger as informações das empresas em dias de home...