Setor de energia

ABCD bate recorde de iniciativas em prol das fintechs de crédito em 2023

Share:

ABCD bate recorde de iniciativas em prol das fintechs de crédito em 2023

Associação encaminhou 29 manifestações, notas técnicas e ofícios para diversos órgãos e entidades do segmento, como ANPD, Banco Central, CVM e Ministério da Fazenda

São Paulo, 22 de janeiro de 2024: Entrando em seu oitavo ano de atuação, a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) encaminhou em 2023 o maior número de manifestações, notas técnicas e ofícios às entidades ligadas ao setor desde a sua fundação. 

Ao todo, a ABCD direcionou 29 iniciativas, em sua grande maioria pleitos das associadas, voltadas ao desenvolvimento de um mercado financeiro mais inclusivo, seguro e inovador para instituições como Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Banco Central do Brasil (BCB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério da Fazenda (Secretaria de Reformas Econômicas) e Superintendência de Operações e Canais Digitais do BNDES. 

Por meio de diálogo contínuo junto aos órgãos reguladores, governo e players do segmento, a associação participou ativamente de debates sobre os principais temas relacionados à agenda financeira do país, tais como Pix, Consignado Privado e Público, Otimização de FIDCs, Identidade Digital e Combate a Fraudes, Remuneração de Administradores de SCDs e SEPs, Marco Legal das Garantias, Programa Desenrola Brasil e Resolução Conjunta CMN/BCB nº 6. 

“Foram 12 meses intensos de trabalho que exigiram uma forte disciplina estratégica para acompanhar e influenciar diversas frentes em paralelo, as quais resultaram em inúmeras conquistas para as fintechs associadas e também para o setor de crédito digital como um todo. Nosso papel é gerar segurança jurídica para fortalecer e aprimorar o ecossistema em prol de um mercado pautado pela disrupção, descentralização financeira e democratização do crédito”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD. 

VEJA TAMBÉM:  ABCD - Pandemia impulsiona digitalização entre os maiores de 60 anos

Para este ano, a entidade estabeleceu concentrar esforços em torno de questões como Drex, Teto do Rotativo do Cartão e Portabilidade + Educação Financeira, Duplicata Escritural, Inteligência Artificial, arcabouço regulatório de SCFIs, Conglomerados tipo 3 e Open Finance, entre outras.

“Além disso, ao longo de 2024 vamos anunciar novas parcerias, apoiar os principais eventos do setor e lançar a quarta edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, que desde 2019 traz uma análise aprofundada sobre o amadurecimento do setor de crédito digital”, completa Claudia. 

 

Sobre a ABCD

A ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) é uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional formada por fintechs que oferecem produtos e serviços financeiros. Em franco crescimento no Brasil e no mundo, as fintechs estão mudando a dinâmica do mercado de crédito. São três os objetivos principais da ABCD: busca de maior eficiência no ciclo de crédito, fomento de iniciativas que propiciem o desenvolvimento do mercado de crédito digital no qual as fintechs associadas atuam e criação de relacionamento institucional consistente com os reguladores e demais agentes do ecossistema do crédito.

 

 

 

Relacionados

Consumo pós-covid

Compartilhe Siga no Google Notícias     Consumo pós-covid: brasileiros devem diminuir ida...

SiDi
SiDi tem novo superintendente

Compartilhe SiDi tem novo superintendente Campinas, 07 de abril de 2020 – O...