Setor de energia

ABCD – Prioridades regulatórias do BC tendem a aprimorar crédito

Share:

ABCD – Banco Central inclui iniciativas com potencial para aprimorar ecossistema de crédito entre as prioridades regulatórias do ano

Entre os temas de destaque ligados ao segmento estão impactos do uso de Inteligência Artificial pelas instituições financeiras e regulamentação do Banking-as-a-Service

São Paulo, 16 de abril de 2024: Dando prosseguimento à agenda que objetiva aprimorar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Banco Central definiu a lista de prioridades de regulação para este ano, contemplando questões como Inteligência Artificial, medidas prudenciais, Open Finance e tokenização. Entre as iniciativas, destacam-se as centradas em inovação, que tendem a aprimorar o ecossistema de crédito digital. 

Na avaliação da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), representante das fintechs de crédito, o setor acompanha com bastante interesse a criação da norma que define a estrutura de governança responsável pela implementação, manutenção e monitoramento do Open Finance, além da regulamentação da jornada de inicialização sem redirecionamento. 

“Somam-se a esse tópicos alguns dos assuntos que mais debates têm gerado entre os profissionais do segmento: os riscos e eventuais impactos do uso de Inteligência Artificial pelas instituições financeiras e a regulamentação do Banking-as-a-Service, no momento em que o mercado assiste à expansão do embedded finance, por meio do qual empresas de todos os segmentos podem oferecer serviços financeiros”, analisa Claudia Amira, diretora-executiva da ABCD. 

A executiva ressalta ainda a relevância da instituição de nova modalidade de boleto específico para liquidação de ativos financeiros, como duplicata eletrônica e recebíveis, e a finalização da regulação prudencial de Instituições de Pagamento.

“A robustez da agenda de prioridades regulatórias do Banco Central demonstra o comprometimento do BC com o avanço do SFN. Da parte da ABCD, vamos acompanhar e contribuir para o aperfeiçoamento das discussões, participando de consultas públicas e reuniões, levando em conta os pleitos de nossas associadas”, finaliza Claudia. 

VEJA TAMBÉM:  Do Open Banking ao sistema de pagamentos instantâneos

Sobre a ABCD

A ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital) é uma associação sem fins lucrativos de âmbito nacional formada por fintechs que oferecem produtos e serviços financeiros. Em franco crescimento no Brasil e no mundo, as fintechs estão mudando a dinâmica do mercado de crédito. São três os objetivos principais da ABCD: busca de maior eficiência no ciclo de crédito, fomento de iniciativas que propiciem o desenvolvimento do mercado de crédito digital no qual as fintechs associadas atuam e criação de relacionamento institucional consistente com os reguladores e demais agentes do ecossistema do crédito.

 

 

 

Relacionados

RFS
RFS tem novo CTO global

São Paulo, 07 de outubro de 2019 – A RFS acaba de anunciar...

cinema itinerante
SERRA RECEBE CINEMA ITINERANTE

SERRA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES...