Setor de energia

ANBC – Como MPEs podem se beneficiar do Cadastro Positivo

Share:

ANBC – Como MPEs podem se beneficiar do Cadastro Positivo

ANBC e CNI abordam os principais pontos do banco de dados em cartilha gratuita. Com esse serviço, as  instituições pretendem facilitar o acesso ao crédito de micro e pequenas empresas

 

São Paulo, 27 de setembro, 2022 –  O acesso facilitado a crédito e juros reduzidos são fatores que ajudam empresários, principalmente de menor porte, no investimento e crescimento de seus negócios. Para auxiliar micro e pequenas empresas (MPEs) a alcançarem esses benefícios, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) lançaram a cartilha gratuita Cadastro Positivo: Como as micro e pequenas empresas podem se beneficiar.

O Cadastro Positivo, que reúne o histórico de operações de crédito de consumidores e empresas, atualmente conta com mais de 140 milhões de registros – o equivalente a 79% da população brasileira. 

Uma das vantagens que os empreendedores podem ter ao serem incluídos no banco de dados do Cadastro Positivo, é melhorar/aumentar a nota de crédito e, assim, acessar linhas de financiamento com taxas de juros mais em conta. 

Um dos benefícios que empreendedores podem ter ao se cadastrar no site é melhorar/aumentar a nota de crédito e, assim, acessar linhas de financiamento com taxas de juros mais em conta.

O gerente de Política Econômica da CNI, Fabio Guerra, explica que a cartilha surgiu depois que as instituições perceberam a necessidade de apresentar esses resultados para orientar e incentivar a participação das MPEs no Cadastro.

“É comum vermos a divulgação dos benefícios do Cadastro Positivo para os consumidores, mas pouco é falado para os micros e pequenos empresários. Esta cartilha é um serviço de orientação para que as MPEs conheçam o instrumento, se atualizem e tenham mais vantagens no mercado”, acrescenta o gerente de Política Econômica da CNI.

VEJA TAMBÉM:  Novo Cadastro Positivo pode injetar R$ 10 bilhões na economia do Piauí

“O Cadastro Positivo consolidou-se como um direito das empresas que se utilizam do crédito. Conhecer e saber como utilizar essa ferramenta certamente levará as micro e pequenas empresas no caminho da utilização sustentável de recursos direcionados a investimentos ou para a manutenção da operação”, afirmou o presidente da ANBC, Elias Sfeir. 

Esta é uma das iniciativas da parceria que foi firmada entre a Rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (Rede NAC) da CNI e a ANBC em 2021, para apoiar empresas que acessam ou desejam acessar linhas de financiamento. A cartilha está disponível no site das instituições. 

 

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs). 

Sobre o NAC

O NAC é uma iniciativa da CNI e das Federações das Indústrias para levar informações sobre crédito e finanças. A Rede está presente em 23 estados e no Distrito Federal, desde 2015, para recomendar as melhores opções de financiamento, orientar sobre os documentos nec

Relacionados

Jacundá, Cinema Itinerante
JACUNDÁ RECEBE CINEMA ITINERANTE GRATUITO

JACUNDÁ RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além do...

Kryptus
F-39 Gripen E/F Sovereign IFF Contract Between IAE and KRYPTUS

Compartilhe São José dos Campos, May 14th, 2020. COMAER’s (Brazil’s Air Force Command)...