inadimplentes no Brasil

ANBC – Consumidores avaliam negativação

Share:

Consumidores avaliam negativação do nome como maior obstáculo ao crédito, revela estudo da ANBC

Sondagem apontou que 53% dos entrevistados consideram situação como a principal entrave para obter financiamentos, empréstimos ou fazer compras parceladas 

São Paulo, 7 de dezembro de 2023: Um estudo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) identificou que a negativação do nome é percebida como o principal obstáculo ao acesso ao crédito para consumidores brasileiros. A pesquisa apurou que 53% dos participantes enxergam o registro de inadimplência como o maior entrave para obter financiamentos, empréstimos ou realizar compras parceladas.

O levantamento da ANBC destaca que, em meio a um crescimento do número de inadimplentes no Brasil, mais da metade dos entrevistados enfrenta dificuldades creditícias devido a restrições cadastrais. Este cenário é agravado pelo aumento contínuo, pelo terceiro mês seguido, de pessoas com o nome em cadastros de devedores. Em outubro, a quantidade de inadimplentes atingiu 71,95 milhões, um acréscimo de 130 mil indivíduos desde o mês anterior. 

Elias Sfeir, presidente da ANBC, comenta: “As restrições cadastrais aprimoram a avaliação de crédito, trazendo sustentabilidade, e também é um mecanismo de proteção contra o superendividamento”.  

Além das restrições de nome, o estudo também registrou outros fatores que limitam o acesso ao crédito, incluindo baixas notas de crédito (31% dos entrevistados), ausência de comprovação de renda (11%) e falta de vínculo empregatício formal (4%).

A pesquisa da ANBC foi realizada com 1.141 pessoas de diversas regiões do país em junho. Para mais conteúdo e estudos da ANBC, visite: https://anbc.org.br/estudos-e-conteudos/.

 

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs). 

VEJA TAMBÉM:  JARDINÓPOLIS RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES

Relacionados

appgate, zero trust
Lumu democratiza operação de cibersegurança com nova versão de Lumu Free

Compartilhe Siga no Google Notícias Lumu Technologies democratiza operação eficiente de cibersegurança no...

Furukawa
Paratleta patrocinado pela Furukawa conduzirá tocha Olímpica em Curitiba

Compartilhe Siga no Google Notícias   Paratleta patrocinado pela Furukawa conduzirá tocha Olímpica...