Setor de energia

Os três benefícios do Cadastro Positivo relacionados pelos consumidores

Share:

ANBC – Os três benefícios do Cadastro Positivo relacionados pelos consumidores

Ser reconhecido pelas contas pagas ao invés das dívidas é o benefício mais citado pelos  respondentes da sondagem realizada pela ANBC

São Paulo, 23 de novembro de 2023: Caminhando para seu quinto ano de vigência e atualmente em sua quarta fase de implementação, referente aso dados de adimplência do setor de saneamento, o Cadastro Positivo se consolidou como um direito dos brasileiros, sendo reconhecido por seus benefícios. 

De acordo com a mais recente sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entre as principais vantagens apontadas pelos respondentes  destaca-se o fato de as avaliações de crédito identificarem o tomador de crédito a partir das contas pagas ao invés de focalizarem possíveis dívidas, indicada por 34% dos respondentes.

Em seguida, 33% dos participantes enfatizaram a oportunidade de ter acesso ao crédito quando necessário, enquanto 19% indicaram que o Cadastro Positivo possibilita demonstrar que uma dívida do passado foi um imprevisto. O levantamento revelou também que 14% ressaltaram a chance de ter acesso a juros e condições adequados ao seu perfil de consumidor na hora de buscar crédito. 

“Os resultados demonstram um amadurecimento dos consumidores em relação ao entendimento do Cadastro Positivo e dos benefícios que o instrumento traz”, analisa Elias Sfeir, presidente da ANBC. 

“Os esforços do setor de birôs de crédito continuarão para que o Cadastro Positivo continue a promover a inclusão financeira e a dar visibilidade ao histórico de adimplência dos tomadores de crédito. O Cadastro Positivo dá visibilidade para crédito, estimula a educação financeira e fortalece toda a economia”, completa o executivo. 

A amostra da sondagem é de 1.208 respondentes de todas as regiões do país durante o mês de junho.  Outros estudos da ANBC estão disponíveis em https://anbc.org.br/estudos-e-conteudos/

VEJA TAMBÉM:  A importância do Cadastro Positivo para as fintechs de crédito

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs). 

Relacionados

CPqD firma parceria com IWF para treinamento na plataforma dojot

Campinas, 14 de maio de 2019 – A capacitação de profissionais interessados em...

BrazilFoundation Minas Gerais
Organizações da sociedade civil se mobilizam para apoiar os Yanomamis

Organizações da sociedade civil se mobilizam para apoiar os Yanomamis BrazilFoundation, que apoia...