Setor de energia

ANBC projeta expansão do crédito acima da inflação em 2024

Share:

Entidade que representa o setor de birôs de crédito projeta expansão do crédito acima da inflação em 2024

De acordo com a ANBC, o crescimento tende a ocorrer tanto para consumidores quanto para empresas

São Paulo, 15 de dezembro de 2023: O crédito deve seguir em expansão no próximo ano, com elevação acima da inflação entre pessoas físicas e jurídicas. É o que projeta a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). 

De acordo com a avaliação da entidade, o crescimento entre os consumidores tende a ficar próximo ao deste ano, na ordem de 8,5% a 8,6%, enquanto entre as empresas encaminha-se para superar o biênio anterior, podendo chegar a 7,6%. 

Entre os fatores que podem favorecer o aumento de demanda e oferta de crédito, segundo Elias Sfeir, presidente da associação, estão o avanço na recuperação da renda das famílias e o crescimento da confiança dos consumidores. 

“Somam-se a isso reformas estruturais que possibilitaram a ampliação da concorrência entre os serviços financeiros e o aprimoramento institucional da disciplina do crédito, por exemplo a aprovação do Marco Legal de Garantias, além da atenção crescente contra o superendividamento e avanços do Cadastro Positivo”, pontua o executivo. 

Mesmo com o cenário positivo de queda da taxa Selic e do controle do índice de inflação, Sfeir alerta para alguns pontos de atenção que devem ser levados em conta em relação ao crédito em 2024.  

“O primeiro deles é o déficit público, que se fugir do controle pode impactar a taxa básica de juros, o que tem reflexos nas condições de crédito, e pode deprimir esse movimento de expansão”, analisa o presidente da ANBC.

“Externamente, alguns outros fatores devem ser acompanhados, como a rolagem da dívida norte-americana, que, em caso de dificuldade, o que é pouco provável, tende a subir a taxa nos Estados Unidos e trazer consequências negativas para a taxa de câmbio, repercutindo nos movimentos econômicos e impactando a inflação. O custo do petróleo, que influencia o custo de transportes e energia, por exemplo, é outro fator de atenção, assim como as tensões geopolíticas, como os conflitos entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, no Oriente Médio e Guiana, na América Latina, trazendo incertezas na cadeia econômica global”, finaliza Sfeir. 

VEJA TAMBÉM:  Com 34% da população endividada, Sul tem pessoas com mais contas em aberto

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs). 

Relacionados

Furukawa
Scala Data Centers adota solução inédita da Furukawa

Compartilhe Siga no Google Notícias Scala Data Centers adota solução inédita da Furukawa...

Security Leaders
ADT-Festas e férias aumentam em até 15% tentativas de invasão a residências

ADT – Fim de ano: festas e férias escolares aumentam em até 15%...