×

Atlântico: Parceria transforma o processo de produção de aço

Atlântico: Parceria transforma o processo de produção de aço

Notícias > Atlântico: Parceria transforma o processo de produção de aço
Inteligência Artificial

Parceria entre Instituto Atlântico, Sinobras e Embrapii transforma o processo de produção de aço


Solução tecnológica inovadora desenvolvida para a empresa siderúrgica, que faz parte do Grupo Aço Cearense, trouxe resultados expressivos tanto financeiros como de qualidade

Fortaleza, 13 de fevereiro de 2025 – Redução de desperdícios, aumento da produtividade e melhoria na qualidade dos produtos. Esses foram os principais resultados da implantação de uma solução tecnológica inovadora desenvolvida pelo Instituto Atlântico, em parceria com a Embrapii, na siderúrgica Sinobras, que faz parte do Grupo Aço Cearense e está instalada em Marabá, no Pará. 

Com 9 meses de duração, o projeto envolveu o diagnóstico do problema e o desenvolvimento de solução sob medida para atender às demandas da Sinobras: um sistema que integra recursos tecnológicos avançados, como sensores de alta precisão, Machine Learning, automação e controle. “Com essa solução, conseguimos atender à necessidade da Sinobras, uma das maiores siderúrgicas do Brasil, visando aprimorar o processo fabril do seu produto, como forma de melhoria contínua”, afirma Luiz Alves, diretor de Inovação e Novos Negócios do Atlântico e coordenador Embrapii (o Atlântico é credenciado como Unidade Embrapii de Manufatura Inteligente).

Henrique Pereira, gerente de Inovação da Aço Cearense, explica que o projeto teve sucesso no ajuste do diâmetro externo do fio de aço nervurado, em diferentes bitolas. “Dessa forma, o projeto gerou ganhos financeiros expressivos e em conformidade com a norma ABNT-NBR-7480”, ressalta.

Luiz Alves destaca que o conjunto de soluções implantado na Sinobras proporciona monitoramento contínuo do diâmetro dos fios em tempo real, ajuste automático do processo de conformação, por meio de algoritmos inteligentes, e ajuste dinâmico da produção, eliminando variações e reduzindo desperdícios. “Essa abordagem combina tecnologia de ponta com expertise técnica, transformando o processo produtivo em um sistema altamente eficiente”, observa o diretor do Atlântico.

Como o monitoramento em tempo real e a redução da variabilidade, o uso de materiais foi otimizado. De acordo com a equipe de produção da Sinobras, a solução impactou diretamente a margem operacional, ao diminuir desperdícios e aumentar a produtividade, tornando os produtos ainda mais competitivos. Além disso, os produtos finais, como treliças de aço, apresentam padrões de qualidade superiores, aumentando a confiabilidade no mercado.

“A parceria entre o Instituto Atlântico, o Grupo Aço Cearense e a Embrapii foi um projeto de muito sucesso, com excelente resultado financeiro e excelentes perspectivas”, avalia o gerente de Inovação da Aço Cearense. Luiz Alves completa: “Esse projeto destaca o impacto da tecnologia na indústria e reforça o compromisso do Atlântico em oferecer soluções sob medida para desafios industriais complexos”.

Sobre o Atlântico

O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com 22 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneiro e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui cerca de 600 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 86%, trust index 95 e índice de satisfação do cliente 77%.

Imagem do WhatsApp de 2024 12 18 as 13.20.19 2232e21d