Cadastro Positivo

Birôs de crédito esclarecem que procedimento para sair do Cadastro Positivo

Share:

Birôs de crédito esclarecem que procedimento adotado para sair do Cadastro Positivo enfatiza a segurança do consumidor e do sistema  

São Paulo, 13 de janeiro de 2020: Os birôs de crédito que são os gestores do Cadastro PositivoBoa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil — estão inteiramente envolvidos na implementação do Cadastro Positivo, com o objetivo de que essa operação esteja de acordo com a legislação, preservando a segurança do consumidor e a privacidade dos seus dados.

Uma das responsabilidades dos birôs é garantir aos consumidores o direito de sair do Cadastro Positivo a qualquer momento. Para atender a esse  requisito, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) esclarece que é necessário um processo de autenticação, para o qual são solicitados dados cadastrais para identificação do consumidor, de modo a evitar fraudes e garantir tanto a segurança da operação quanto do consumidor.

“Nenhum dado novo ou desnecessário é solicitado no descadastramento, que atende também à legislação de Proteção de Dados. As informações solicitadas têm como objetivo confirmar a identidade daquele que pede a exclusão do Cadastro Positivo”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

Mesmo no descadastramento, e também com o objetivo de ser transparentes na relação com o consumidor, os birôs disponibilizam informações sobre o Cadastro Positivo, de modo a facilitar uma escolha consciente de permanecer ou sair do banco de dados.

E vale a pena salientar que o recadastramento também requer procedimento semelhante devido à necessidade de manter rigorosos requisitos de segurança.

“Toda a comunicação acerca do Cadastro Positivo nos sites dos birôs tem o objetivo de esclarecer o consumidor, inclusive mostrando que ele pode voltar a qualquer momento a fazer parte do cadastro positivo. Mas todos esses procedimentos são novos e, portanto, é natural que estejam em constante aprimoramento”, completa o executivo.

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor. A ANBC é membro da Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), entidade internacional que reúne 39 birôs de crédito e da Associação Latino Americana de Birôs de Crédito (ALACRED).

Relacionados

cinema itinerante
IÚNA RECEBE CINEMA ITINERANTE GRATUITO

IÚNA CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além do ingresso,...

Furukawa
Distribuidoras de energia desenvolvem projeto usando cabo OPDC Furukawa

Distribuidoras de energia desenvolvem projeto usando cabo OPDC Furukawa em rede óptica de...