Cadastro Positivo

Birôs de crédito esclarecem que procedimento para sair do Cadastro Positivo

Share:

Birôs de crédito esclarecem que procedimento adotado para sair do Cadastro Positivo enfatiza a segurança do consumidor e do sistema  

São Paulo, 13 de janeiro de 2020: Os birôs de crédito que são os gestores do Cadastro PositivoBoa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil — estão inteiramente envolvidos na implementação do Cadastro Positivo, com o objetivo de que essa operação esteja de acordo com a legislação, preservando a segurança do consumidor e a privacidade dos seus dados.

Uma das responsabilidades dos birôs é garantir aos consumidores o direito de sair do Cadastro Positivo a qualquer momento. Para atender a esse  requisito, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) esclarece que é necessário um processo de autenticação, para o qual são solicitados dados cadastrais para identificação do consumidor, de modo a evitar fraudes e garantir tanto a segurança da operação quanto do consumidor.

“Nenhum dado novo ou desnecessário é solicitado no descadastramento, que atende também à legislação de Proteção de Dados. As informações solicitadas têm como objetivo confirmar a identidade daquele que pede a exclusão do Cadastro Positivo”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

Mesmo no descadastramento, e também com o objetivo de ser transparentes na relação com o consumidor, os birôs disponibilizam informações sobre o Cadastro Positivo, de modo a facilitar uma escolha consciente de permanecer ou sair do banco de dados.

E vale a pena salientar que o recadastramento também requer procedimento semelhante devido à necessidade de manter rigorosos requisitos de segurança.

“Toda a comunicação acerca do Cadastro Positivo nos sites dos birôs tem o objetivo de esclarecer o consumidor, inclusive mostrando que ele pode voltar a qualquer momento a fazer parte do cadastro positivo. Mas todos esses procedimentos são novos e, portanto, é natural que estejam em constante aprimoramento”, completa o executivo.

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor. A ANBC é membro da Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), entidade internacional que reúne 39 birôs de crédito e da Associação Latino Americana de Birôs de Crédito (ALACRED).

Relacionados

Getronics
Cinco coisas que é preciso saber sobre a migração de dados para a nuvem

Desafios, potencialidades e futuro: cinco coisas que é preciso saber sobre a migração...

Kit & Rak
Nova versão de ‘Kit & Rak’ facilita acesso a conteúdos infantis da BBC

Nova versão de ‘Kit & Rak’ facilita acesso a conteúdos infantis da BBC...