empreendedorismo negro

BrazilFoundation anuncia fundo para incentivar empreendedorismo negro

Share:

BrazilFoundation anuncia investimento em fundo para incentivar empreendedorismo negro

Mais de 370 mil pessoas foram impactadas pelas iniciativas que receberam apoio da instituição no último ano

 

São Paulo, 17 de novembro de 2022 – Negras e negros são a maior parte da população brasileira (56%, IBGE); e representam a maioria de pessoas à frente de empreendimentos no Brasil (51%, Sebrae). Mas, enfrentam inúmeras desvantagens na gestão de seus negócios. Com o objetivo de colaborar para o enfrentamento do racismo estrutural e sistêmico, a BrazilFoundation, especialista na promoção da filantropia estratégica e sustentável, acaba de anunciar um fundo voltado ao empreendedorismo negro no Brasil. De início, serão investidos R$ 4 milhões.

O fundo tem o propósito de fortalecer aceleradoras de negócios negros que colaborem para o fortalecimento de um ecossistema de apoio técnico de gestão. Como resultado, a BrazilFoundation espera que as aceleradoras atendam de 100 a 150 empreendedores e empreendedoras negras, colaborando para o aumento de lucratividade e longevidade dos negócios. A abertura do edital de seleção das iniciativas para apoio está prevista para o próximo mês.

De acordo com a BrazilFoundation, dados das instituições de pesquisa mostram a urgência de se apoiar movimentos socioeconômicos e de direitos da população negra no Brasil: 82% dos empreendedores e empreendedoras negras possuem negócios informais (Instituto Feira Preta/Plano CDE/JP Morgan); 57% acreditam que pessoas negras sofrem preconceito quando tentam abrir seu próprio negócio (Instituto Locomotiva/Itaú); e 46% começaram a empreender por necessidade ou falta de emprego. Embora 95% queira continuar a empreender e ver seu negócio crescer e 85% tenha visto sua renda evoluir, há muita dificuldade de acesso a crédito (Instituto Feira Preta/Plano CDE).

“O racismo cria barreiras econômicas para mulheres negras e homens negros. A maior parte ingressa no empreendedorismo por necessidade devido à falta de oportunidades no mercado de trabalho formal; e se deparam com um mercado altamente competitivo e especializado em que modelos de negócios, gestão financeira, processos administrativos, estratégias de comercialização e fontes de financiamento são decisivos para a viabilidade e o crescimento dos negócios”, aponta Isabel Clavelin, gerente do Fundo de Empreendedorismo Negro da BrazilFoundation.

VEJA TAMBÉM:  Gisele Bündchen e BrazilFoundation anunciam ação socioambiental

O lançamento do Fundo ocorre em um momento em que grandes empresas começam a priorizar iniciativas ESG. Para fazer avançar o debate sobre o enfrentamento do racismo nesse campo, a BrazilFoundation aderiu, em outubro, ao Pacto de Promoção da Equidade Racial. “Esperamos que essa mobilização chame a atenção de grandes empresas, investidoras e investidores e que a tendência seja seguida por mais gente, para que possamos destinar ainda mais recursos aos empreendedores e empreendedoras negras”, pontua a executiva.

 

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Tem como princípio a promoção da filantropia estratégica ao selecionar e investir em organizações da sociedade civil de forma a gerar resultados de impacto sistêmico.

Neste ano, o foco da Fundação está na promoção de doações multianuais em áreas prioritárias, no fortalecimento institucional das OSCs apoiadas, geração de informação sobre iniciativas de equidade e na contribuição para a formação de lideranças sociais transformadoras capazes de incentivar um diálogo nacional sobre acesso, equidade e participação. A BrazilFoundation é uma organização não-governamental que oferece incentivos fiscais aos doadores nos Estados Unidos com base na lei de imposto de renda americana Seção 501 (c) (3), EIN 13-4131482.

Relacionados

cinema itinerante
SALTO DE PIRAPORA RECEBE CINEMA ITINERANTE GRATUITO

SALTO DE PIRAPORA CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além...

Comitê Nacional de Cibersegurança
Projeto do CPQD, produtores poderão cultivar embaixo de usinas solares

Com projeto inovador da Cemig, Epamig e CPQD, produtores rurais poderão cultivar embaixo...