empreendedorismo negro

BrazilFoundation debate o empreendedorismo negro em evento sobre ESG Racial

Share:

BrazilFoundation ressalta importância do empreendedorismo negro em conferência sobre ESG Racial

Evento em São Paulo reunirá especialistas, organizações da sociedade civil e lideranças de grandes empresas, como Ambev, BNDES e VIVO-Telefónica

 

São Paulo, 28 de novembro de 2022 – Com uma ampla agenda voltada a projetos que  contribuem para a equidade racial no país, a BrazilFoundation, organização que promove filantropia estratégica nas cinco regiões do Brasil, participará da 1ª Conferência Empresarial de ESG Racial, evento que ocorre nos próximos dias 29 e 30 no Teatro Fecap, em São Paulo. A realização é da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial.

No segundo dia da conferência, a BrazilFoundation apresenta, às 10h30, seu Fundo de Empreendedorismo Negro, no painel Investimento Social Privado em Equidade Racial, que terá a participação de Isabel Clavelin, gerente do fundo. O objetivo da organização com a iniciativa é ressaltar a importância e o potencial do empreendedorismo negro para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país, fomentando ações que possibilitem a autonomia de negras e negros em todos os setores da economia.

A conferência ainda terá mais dez painéis com participação de CEOs de grandes companhias, especialistas em indicadores de equidade racial, organizações da sociedade civil e outras lideranças para compartilhar experiências e atualizações sobre o protocolo ESG Racial, sua aplicação nas empresas e seu impacto no combate ao racismo dentro das estruturas culturais, sociais e econômicas.

“O histórico de ações da BrazilFoundation nos últimos anos em prol dos direitos da população negra e contra o racismo institucional e sistêmico vai ao encontro das propostas do Pacto, o qual ingressamos recentemente. A conferência será uma oportunidade de apresentarmos para um público de lideranças empresariais nossa expertise como linha auxiliar na captação, direcionamento e monitoramento de fundos para o investimento e fortalecimento de projetos de aceleração do empreendedorismo negro e de equidade racial no país”,afirma Isabel.

VEJA TAMBÉM:  Partage e BrazilFoundation anunciam aporte em ações com foco em educação

Criado em 2021, o Pacto de Promoção da Equidade Racial conta com quase 30 empresas participantes e mais de 180 associados. Entre as principais realizações da entidade, destaca-se a elaboração de um protocolo ESG Racial, com regras que visam garantir o equilíbrio racial dentro das empresas. As organizações participantes são avaliadas por meio de um mecanismo exclusivo e inédito no mundo, o Índice ESG de Equidade Racial – IEER.

“Nosso protocolo não é apenas uma ferramenta de promoção da diversidade e inclusão, mas também um vetor para a transformação do país por meio da educação qualificada, que nos conduzirá no caminho da justiça social”, declara Gilberto Costa, diretor executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e membro do Conselho Diretor da BrazilFoundation.

 

Evento: 1ª Conferência Empresarial de ESG Racial

Quando: 29 e 30 de novembro

Local: Teatro Fecap – Av. da Liberdade, 532 – São Paulo/SP

Mais informações: http://pactopelaequidaderacial.org.br/conferencia/

 

Sobre a BrazilFoundation 

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Tem como princípio a promoção da filantropia estratégica ao selecionar e investir em organizações da sociedade civil de forma a gerar resultados de impacto sistêmico. 

Neste ano, o foco da fundação está na promoção de doações multianuais em áreas prioritárias, no fortalecimento institucional das OSCs apoiadas, geração de informação sobre iniciativas de equidade e na contribuição para a formação de lideranças sociais transformadoras capazes de incentivar um diálogo nacional sobre acesso, equidade e participação

A BrazilFoundation é uma organização não-governamental que oferece incentivos fiscais aos doadores nos Estados Unidos com base na lei de imposto de renda americana (Seção 501 (c) (3). EIN 13-4131482. 

VEJA TAMBÉM:  Appgate recebe certificação SOC 2 Tipo 2

www.brazilfoundation.org

 

Sobre a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial

A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma que as empresas, investidores institucionais e a sociedade civil podem contribuir para equacionar o problema da equidade racial no Brasil, daqui para frente. Sua proposta é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil e promover sua adoção por empresas e investidores institucionais, contemplando ações que estimulem uma maior equidade racial. Também objetiva incentivar e fortalecer a adoção de ações afirmativas, a melhoria da qualidade da educação pública e a formação de profissionais negros.

www.pactopelaequidaderacial.org.br

Relacionados

assinatura digital
Kryptus: Veja dicas para fazer compras online seguras

Compartilhe Siga no Google Notícias   Kryptus – Consumidor brasileiro é cada vez...

Padtec
Master conecta capitais da região Sudeste com solução DWDM da Padtec

Master conecta capitais da região Sudeste com solução DWDM da Padtec Objetivo da...