energia solar

Capacidade de projetos solares no país quase dobra em 2022, aponta Greener

Share:

Capacidade de projetos solares centralizados outorgados no Brasil quase dobra no último ano, aponta Greener

Estudo conduzido pela empresa também mostra que principais bancos de fomento do país liberaram R$ 6,3 bilhões para financiamento de grandes usinas em 2022

 

São Paulo, 28 de abril de 2023 – De março de 2022 a fevereiro de 2023 foram outorgados 42,4 GW de novos projetos solares no país, atingindo o montante de 86 GW, crescimento de 97% em relação ao período 2021/2022. Desse total, 4,9 GW estão em construção e 7,5 GW em operação. Estes são alguns dos destaques do Estudo Estratégico Grandes Usinas Solares 2023, produzido pela Greener.

O material traz um panorama do mercado de empreendimentos solares fotovoltaicos de grande porte nos ambientes de contratação livre e regulado, além de demonstrar como o setor de geração centralizada evoluiu nos últimos anos. “Os interessados encontrarão neste estudo referências para projetos atuais e futuros de acordo com a dinâmica do mercado e os impactos na atratividade”, comenta Marcio Takata, diretor da Greener.

Outros apontamentos importantes mostram que:

  • Fabricantes de tracker fecharam contratos superiores a 7,0 GWp entre março de 2022 e abril de 2023, crescimento de 56% em relação ao período 2021/2022;
  • Os bancos de fomento BNB e BNDES continuam sendo a principal fonte de financiamento das grandes usinas solares, totalizando R$ 6,3 bilhões liberados em 2022;
  • Volume de PPAs solares mapeados chegou a 11,9 GWp, ampliando o leque de consumidores para segmentos diversos, como a saúde, alimentício e tecnologia.

O Estudo Estratégico Grandes Usinas Solares 2023 está disponível para download gratuito no site da Greener: https://www.greener.com.br/sumario-executivo-estudo-gc-2023/.

Os temas abordados neste estudo e muitos outros também serão debatidos no Greener Summit 2023. Em sua quinta edição, o tradicional encontro de lideranças e especialistas do setor fotovoltaico acontece nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo. Mais informações e programação em https://greenersummit.com.br/.

VEJA TAMBÉM:  Padtec patrocina workshop para mulheres que atuam em testes de software

 

Sobre a Greener
Fundada em 2007, a Greener é uma empresa de assessoria e inteligência de dados especializada no setor de energia solar fotovoltaica, apoiando empreendedores e investidores na busca das melhores estratégias para potencializar oportunidades e resultados, contribuindo assim para o processo de transição energética. A Greener assessora as empresas no desenvolvimento de empreendimentos fotovoltaicos oferecendo consultoria estratégica, pesquisas de mercado, auditoria de projetos e empresas, otimização de investimentos, certificação de projetos e empresas, assessoria técnica, financeira e regulatória, além de realizar palestras e eventos para o setor.

Relacionados

cpqd
Agronegócio – CPQD e MAPA assinam acordo de cooperação

Compartilhe CPQD e MAPA assinam acordo de cooperação voltado à difusão da inovação...

Obrigatório a partir de 2020, educação financeira pode reduzir dívidas

Disciplina obrigatória a partir de 2020, educação financeira pode reduzir o endividamento no...