economia digital

CLT19: América Latina vai debater políticas públicas que definirão seu lugar no mapa da nova economia digital

Share:

Os principais atores do setor das TIC estarão reunidos no Sétimo Congresso Latinoamericano de Telecomunicações, de 1 a 5 de julho em Córdoba, Argentina, com a Secretaria de Modernização do Governo como anfitriã.

Buenos Aires, 16 de abril de 2019 – No contexto de uma aceleração vertiginosa dos avanços tecnológicos, como 5G, inteligência artificial e Big Data, surge a sétima edição do Congresso Latinoamericano de Telecomunicações (CLT19), o fórum regional para discussão de políticas públicas do ecossistema digital. Sob o slogan “Acelerando a transformação digital da América Latina”, o encontro abordará assuntos regulatórios e ações importantes que permitam à região incorporar tecnologia nos processos produtivos e integrar-se à quarta revolução industrial.

Como todos os anos, o principal evento será a Sessão Plenária, cenário de painéis de discussão com oradores de primeiro nível, incluindo ministros, autoridades regulatórias e executivos de provedores de serviços, fabricantes de dispositivos e empresas de internet. A agenda incluirá temas como o impacto da chegada do 5G, o futuro do trabalho diante da  digitalização e a necessidade de se contar com agendas pró-investimento na região. Além disso, serão analisadas a inovação regulatória como ferramenta para fechar a exclusão digital, os mecanismos de investimento para contribuir com esse objetivo e a urgência de se promover a equidade de gênero no uso das TICs. O novo papel dos Fundos de Serviço Universal também farão parte do debate.

A importância do espectro para os processos de digitalização das economias será outro tema central do evento. Em 2019, será realizada a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19), na qual serão discutidas as atribuições de novas bandas de frequência para 5G, entre outros temas. Na preparação deste marco fundamental para o ecossistema digital, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) irá realizar o fórum ‘Gestão do Espectro a caminho da WRC-19’.

O CLT19 é liderado em conjunto pela UIT, o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA, com a Secretaria do Governo de Modernização da Argentina como anfitriã. Conta com o apoio do Governo de Córdoba e de organizações como COMTELCA, Regulatel, CEPAL-eLAC, ICANN,  Internet Society e LACNIC.

O evento será realizado de 1 a 5 de julho no Centro de Convenções Brigadier General Juan Bautista Bustos, na cidade de Córdoba, Argentina.

Para mais informações, acesse clt.lat.

Sobre o Congresso Latino-americano de Telecomunicações

O Congresso Latino-Americano de Telecomunicações (CLT) é o fórum anual mais importante para a discussão de políticas públicas associadas às tecnologias de informação e comunicação na América Latina. Todas as edições do evento reúnem ministros de TIC, autoridades reguladoras e executivos de telecomunicações de todo o continente. A CLT é organizada em conjunto com União Internacional de Telecomunicações (ITU), a CAF – o banco de desenvolvimento da América Latina -, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA. Promovido desde 2013, já foi realizado no Panamá (duas vezes), Cidade do México, Cancun, Cartagena das Índias e Varadero.

Relacionados

cpqd
Programa Rota 2030 é tema de evento no CPQD

Programa Rota 2030 é tema de evento no CPQD Campinas, 24 de setembro...

cinema itinerante
SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RECEBE CINEMA ITINERANTE

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...