7º Congresso Latinoamericano de Telecomunicações

CLT19 delineará o caminho para a transformação digital da América Latina

Share:

CLT19 delineará, em mais de 20 atividades com referências internacionais do setor público e privado, o caminho para a transformação digital da América Latina

A 7ª edição do Congresso Latinoamericano de Telecomunicações reunirá mais de 60 líderes, incluindo ministros de TIC, reguladores, executivos, acadêmicos e chefes de organizações internacionais. Ajit Pai, presidente da FCC dos Estados Unidos, e sua equipe, compartilharão os avanços em matéria de digitalização e implantação de 5G.

Está confirmada a participação institucional da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, México, Paraguai e República Dominicana.

Buenos Aires, 19 de junho de 2019 –  A duas semanas do início de sua primeira edição na Argentina, o 7º Congresso Latinoamericano de TelecomunicaçõesCLT19 – já ultrapassou 60 painelistas confirmados para mais de 20 atividades relacionadas a implantação de infraestrutura, inovação, regulamentação, concorrência, transparência, cobertura, fundos de serviço universal, digitalização, Indústria 4.0 e segurança, entre outras questões estratégicas. O fórum permitirá a troca de experiências e incentivo aos debates entre os líderes dos setores público e privado para promover políticas que acelerem o fim da exclusão e da transformação digital na América Latina.

Nos últimos anos, ocorreram avanços importantes tanto na cobertura como no acesso à Internet na América Latina e no Caribe. No entanto, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), 279 milhões de pessoas ainda não usam esse serviço. É imperativo repensar variáveis importantes, como a gestão e a disponibilidade de recursos essenciais, o espectro radioelétrico, o desenho e o uso de fundos de universalização, bem como imaginar novos mecanismos que alavanquem investimentos em áreas remotas e onde os custos de implantação e acesso tornem a conectividade de famílias de baixa renda inviável. Essas questões serão justamente o motor das discussões que delinearão o caminho para a digitalização da América Latina.

Para abordar essas importantes discussões, está confirmada a participação governamental da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Cuba e Paraguai; além dos líderes de órgãos reguladores de 8 países; e executivos das principais empresas do setor.

Em um ano significativo para o futuro do 5G devido à iminente Conferência Mundial de Radiocomunicações (CMR-19), o CLT19 contará com convidados internacionais, incluindo Ajit Pai, presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos, e Grace Koh, chefe da delegação e representante dos Estados Unidos na CMR-19. Também participará Chaesub Lee, diretor do escritório de normalização da UIT, e Roberto Sánchez, diretor geral de telecomunicações da Espanha. Esses convidados juntam-se a um notável programa de líderes regionais, entre os quais se destacam:

  • Andrés Ibarra, secretário do Governo de Modernização e vice-chefe do gabinete de ministros da Argentina

  • Héctor Huici, secretário de tecnologias da informação e comunicações da Argentina

  • Silvana Giudici, presidente da Agência Nacional de Comunicações, ENACOM, Argentina

  • Vitor Menezes, secretário de Telecomunicações do Brasil

  • Luciano de Freitas, especialista em regulamentação, Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, Brasil

  • Pamela Gidi, subsecretária de Telecomunicações do Chile

  • Iván Mantilla, vice-ministro da Conectividade e Digitalização do Mintic da Colômbia

  • Carlos Lugo Silva, diretor executivo da Comissão de Regulamentação de Comunicações, CRC, Colômbia

  • Gilbert Camacho, membro do Conselho de Superintendência de Telecomunicações, SUTEL, Costa Rica

  • Ana Julia Marine López, vice-ministra das comunicações de Cuba

  • Ramiro Camacho e Mario Fromow, comissários do Instituto Federal de Telecomunicações, IFT, México

  • Alejandro Peralta, ministro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraguai

  • Nelson Guillén, presidente do Instituto Dominicano de Telecomunicações, Indotel, República Dominicana

Também estarão presentes:

  • Daniel Bernal, vice-diretor de assuntos regulatórios da América Móvil

  • Manuel Abelleyra, presidente, DirecTV Latin America

  • Rachel Samrén, VP – diretora de Assuntos Externos, Millicom

  • Robert Pepper, chefe de políticas tecnológicas e conectividade global, Facebook

  • María Cristina García de Miguel, gerente de Recursos Órbita Espectro e Regulação, Hispasat

  • Carlos Moltini, CEO, Telecom Argentina

  • Federico Rava, presidente, Telefónica Argentina

  • Sebastian Nieto Parra, chefe da unidade para a América Latina e o Caribe, Centro de Desenvolvimento, OCDE

  • Farah Diva Urrutia, secretária de Segurança Multidimensional, OEA

  • María Elena Estavillo, ex-comissária do Instituto Federal de Telecomunicações, IFT, México.

Veja a lista de painelistas confirmados aquí

O evento ocorrerá de 1 a 5 de julho no Centro de Convenções Brigadier General Juan Bautista Bustos de Córdoba, com a presença prevista de mais de 400 participantes. O debate terá lugar em diferentes formatos: uma sessão plenária composta por painéis, flash sessions, keynotes e fire-side chats, além do encontro acadêmico da CPR LATAM, o Conselho de Administração da Comissão Técnica Regional de Telecomunicações da América Central (COMTELCA), o Fórum da UIT sobre gestão do espectro de rádio e diferentes workshops sobre fundos de serviço universal, pirataria, IoT e segurança, governança da Internet e 5G.

Veja a agenda atualizada  aquí  e eventos paralelos aquí

O CLT19 é organizado pela UIT, o CAF – banco de desenvolvimento da América Latina,  a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA, com a Secretaria de Governo de Modernização da Argentina como sede. Tem o apoio do Governo de Córdoba e do ENACOM, junto com organizações como a COMTELCA, a Regulatel, a CEPAL-eLAC, a ICANN, Internet Society e o LACNIC.

Para mais informações e inscrição, acesse clt.lat

Sobre o Congresso Latinoamericano de Telecomunicações

O Congresso Latinoamericano de Telecomunicações (CLT) é o fórum anual mais importante para a discussão de políticas públicas associadas às tecnologias de informação e comunicação na América Latina. Em cada edição, convoca ministros de TIC, autoridades regulatórias e executivos de telecomunicações de todo o continente. O CLT é organizado em conjunto pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a CAF -Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA. Vigente desde 2013, já foi realizado no Panamá (duas vezes), Cidade do México, Cancun, Cartagena das Índias e Varadero.

Relacionados

cinema itinerante
SÃO JOÃO DA BARRA RECEBE CINEMA ITINERANTE

SÃO JOÃO DA BARRA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...

SiDi marca presença em evento da indústria elétrica e eletrônica

SiDi marca presença em um dos maiores eventos da indústria elétrica e eletrônica...