Consumo pós-covid

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

 

Consumo pós-covid: brasileiros devem diminuir ida às lojas físicas na Black Friday e no Natal, revela pesquisa

Segundo o Holiday Consumer Survey 2020, quase 40% dos ouvidos no país se dizem preocupados em visitar pontos de venda físicos por causa da pandemia

São Paulo, 23 de novembro de 2020: A pandemia deve impactar o comportamento de consumo de fim de ano no Brasil. É o que aponta o Holiday Consumer Survey 2020, pesquisa online realizada pela Sensormatic Solutions na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e México) que contou com a participação de 400 respondentes no país.   

Segundo o levantamento, 32,1% dos brasileiros afirmam que vão visitar menos lojas físicas neste ano do que em 2019 durante a Black Friday, que ocorre no próximo dia 27 de novembro. Já 31,6% diz não planejar a ida aos ponto de vendas físicos na data. 

Somente 12,7% deve manter o número de pontos comerciais visitados no ano passado, enquanto 7% afirma pretender aumentar a quantidade de lojas na ocasião. Em 2019, 66,7% dos entrevistados brasileiros realizaram compras presenciais na temporada de descontos.

Consumo pós-covid

Considerando a atual situação da pandemia, 39,8% dos brasileiros afirmaram estar preocupados com a ida às lojas físicas, enquanto 32,6% se dizem muito preocupados. Por outro lado, apenas 5,7% revelaram se sentir despreocupados.

pos covid

Nesse cenário, as compras online, com recebimento dos produtos em casa, surgem como forte tendência para o Natal. Segundo o Holiday Consumer Survey 2020, 69,9% dos entrevistados vão apostar na modalidade para as compras da data. Ainda de acordo com o estudo, 44,3% dos ouvidos no país devem iniciar as compras de Natal no mês de novembro.

VEJA TAMBÉM:  Renner reduz ruptura de estoques com solução de inventário da Sensormatic

pos covid

“À medida que os varejistas enfrentam uma nova realidade por causa da Covid-19, acreditamos que a indústria precisa começar a restaurar a confiança do consumidor, e isso começa por ajudar a garantir que a loja seja um ambiente seguro”, analisa Bjoern Petersen, presidente da Sensormatic Solutions. Segundo ele, no entanto, “as perspectivas para a temporada de fim de ano continuam positivas.”

A pesquisa em outros países da América Latina Realizado por meio de entrevista individual online e questionário estruturado, com uma amostra total de 1.600 participantes no Brasil, Chile, Colômbia e México, a pesquisa coletou amostras nas 4 principais cidades de cada país.

  • 50,9% dos entrevistados ouvidos em todos os países esperam efetuar suas compras de fim de ano em novembro. Destacam-se México, com 56%, e a Colômbia, com 55,9%, com maior concentração de intenção de compra no mês. Para dezembro, o índice geral é 23,5% entre os países; destacam-se o Brasil, com 28,6%, e o Chile, com 26,7%. 
  • Os parâmetros de distanciamento social geram um impacto significativo nas visitas às lojas para a temporada 2020. De todos os ouvidos nos quatro países, 39,4% pretendem visitar menos lojas, enquanto 23,8% pretendem não ir. A maior redução total é encontrada no Chile, com 68%, e no Brasil, com 64%.
  • As compras online, com recebimento em casa, são a modalidade que tende a ser mais utilizada nesta temporada, com média geral de 65,4%. Brasil e Chile lideram a tendência. 
  • As compras online com retirada em loja aparecem com média de 33,3% de intenção de uso entre os países. No Chile, o índice chega a 44,6%.
  • As compras por catálogo estão em baixa, com média global de 14%.
  • É evidente que a ida às lojas físicas é um elemento que preocupa uma elevada percentagem da população dos países analisados, com total de 24,5% muito preocupada e 44,3% preocupada, para um indicador de incerteza de 68,8%. A alta preocupação é mais acentuada no Brasil com 32,6%, enquanto a neutralidade se destaca no México, com 31,4%.
VEJA TAMBÉM:  Sensormatic lança plataforma inteligente focada em faturamento de marca dos varejistas

Sobre a Sensormatic Solutions

A Sensormatic Solutions é líder global em capacitar varejistas no engajamento de consumidores de forma inteligente e conectada. Combinando insights críticos sobre a inteligência de estoques, análise de fluxo de clientes e a prevenção de perdas, a Sensormatic Solutions potencializa a excelência operacional em escala e ajuda a criar experiências únicas de compra. As soluções oferecem visibilidade em tempo real e análise preditiva para tomadas de decisões precisas em toda a empresa. Com mais de 1,5 milhão de dispositivos de coleta de dados no mercado varejista, captamos 40 bilhões de visitas de clientes e rastreamos e protegemos bilhões de itens a cada ano. Nosso portfólio apresenta as marcas Sensormatic®, ShopperTrak® e TrueVUE ™. Para informações adicionais, por favor, visite SensormaticSolutions.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e nosso canal no YouTube.

 

Sobre a Johnson Controls

Na Johnson Controls, transformamos os ambientes em que as pessoas vivem, trabalham, aprendem e se divertem. Desde a otimização do desempenho dos sistemas de construção até a melhoria da segurança e conforto, conduzimos os resultados mais importantes. Mantemos nossa promessa em setores como saúde, educação, data centers e manufatura. Com uma equipe global de 105.000 especialistas em mais de 150 países e mais de 130 anos de inovação, somos o poder por trás da missão de nossos clientes. Nosso portfólio líder em tecnologias e soluções de construção inclui algumas das marcas mais reconhecidas do setor, como Tyco®, York®, Metasys®, Ruskin®, Titus®, Frick®, Penn®, Sabroe®, Simplex®, Ansul® e Grinnell®. Para obter mais informações, visite nossa página https://www.johnsoncontrols.com/pt_br ou siga-nos no LinkedIn como Johnson Controls América Latina.

Relacionados

Cinema Itinerante, Rodocine
OSASCO RECEBE CINEMA ITINERANTE

Compartilhe OSASCO RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES...

Mônica de Roure
BrazilFoundation: Latimpacto debate capital para avanço social

Conferência de Latimpacto Impact Minds: debate explora estratégias do continuum de capital para...