Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD apresenta no Futurecom 2023 a nova plataforma Pailot, para AIoT

Share:

CPQD apresenta no Futurecom 2023 soluções de conectividade, segurança e a nova plataforma Pailot, para aplicações de AIoT

Campinas, 28 de setembro de 2023 – Conectividade inteligente e segura é o tema do CPQD no Futurecom 2023, um dos principais eventos de tecnologia da América Latina, que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista. Na exposição, que este ano deverá receber mais de 30 mil visitantes, o CPQD terá um espaço no estande da P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação, à qual é associado. Além disso, seus especialistas participarão dos debates em painéis que fazem parte da programação do congresso e de atrações do Futurecom.

Um dos destaques do espaço do CPQD na exposição será a demonstração ao vivo da Pailot, solução de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) – que combina recursos de Internet das Coisas (IoT) e ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Lançada em agosto, a nova solução inclui suporte e diversos serviços especializados oferecidos pelo CPQD, em português, e tem como foco inicial a indústria que busca evoluir para o conceito de 4.0. Segundo o gerente de produto Rafael Pacheco, a combinação de IoT e IA favorece a integração das áreas de TI e de operação da indústria, habilitando aplicações como detecção de anomalias, reconhecimento de padrões, modelos de previsão e recomendação e até a decisão para intervenção autônoma.

Para o mercado de redes privativas e serviços FWA (Fixed Wireless Access, ou acesso fixo sem fio), o CPQD irá apresentar a solução C2n, core de rede convergente 4G/5G que se caracteriza pela flexibilidade, robustez e simplicidade de implantação – que não depende de uma infraestrutura de TI muito pesada, ou de fornecedores específicos. As soluções voltadas à segurança cibernética também terão destaque no espaço do CPQD, especialmente com a Biometria de Voz e o iD, plataforma para infraestrutura de aplicações de identidade digital que permite a definição, emissão e autenticação de credenciais armazenadas em uma carteira digital. 

VEJA TAMBÉM:  CPQD participa de programa de internacional contra ataques cibernéticos

No congresso, Maurício Casotti, gerente de Desenvolvimento de Negócios do CPQD, é um dos convidados para o painel “Mobilidade Urbana Inteligente e Conectada: A combinação de IoT, IA e ciência de dados para a segurança e gestão da mobilidade”. O debate está programado para o dia 3 (terça-feira), das 16h30 às 18h, no palco FutureGov. Já o gerente de Soluções de Conectividade Gustavo Correa Lima estará no painel “Futuro Descentralizado: 6G, Web 5.0, Quantum Computing e o que mais vier pela frente. Como será a conectividade e seus desdobramentos na próxima geração?”, marcado para o dia 5, das 16h às 17h, na plenária do FutureCongress.

Na Arena Aplicações Industriais, uma das atrações do Futurecom 2023, o gerente de produto Fernando Marino fará a palestra “Segurança e privacidade: Quais as soluções para eliminar riscos de violação de dados sensíveis ou informações industriais encontrados nos equipamentos conectados?”. Programada para o dia 4, das 15h30 às 16h30, a apresentação irá abordar os desafios de segurança que ainda impedem a ampla adoção de soluções IoT e como a aplicação de metodologias como, por exemplo, Identidade Digital Descentralizada de Coisas (IDoT) pode ajudar a superar esses desafios.

A exposição do Futurecom 2023 estará aberta das 10h às 20h. A localização do estande da P&D Brasil é G110.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  InterNexa Brasil investe na nova geração de transponders da Padtec

 

Relacionados

Comitê Nacional de Cibersegurança
Inscrição de startups em chamada do Programa OpenRAN@Brasil termina dia 22

Prazo para inscrição de startups em chamada do Programa OpenRAN@Brasil termina dia 22...

acesso seguro
Appgate: Millennials podem tornar empresas mais suscetíveis a ciberataques

Millennials podem tornar empresas mais suscetíveis a ataques cibernéticos, revela estudo sobre diferenças...