Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD atinge a marca de 100 projetos contratados como unidade EMBRAPII

Share:

CPQD atinge a marca de 100 projetos contratados como unidade EMBRAPII

Desenvolvidos com 85 empresas parceiras, de diversos portes e setores, projetos de inovação tecnológica somaram mais de R$ 152 milhões em investimentos

Campinas, 27 de fevereiro de 2023 – O CPQD assinou com a startup Sintropica Capital Natural, neste mês de fevereiro, o contrato para desenvolvimento do 100.º projeto desde que foi credenciado, há 8 anos, como Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O novo projeto envolve a criação de modelos de Inteligência Artificial e o uso de recursos como análise espacial multiespectral para a automação de processos de mapeamento e monitoramento do solo, visando a conservação e restauração de vegetações nativas.

Inteligência Artificial (IA) é uma das competências tecnológicas incluídas na área de Comunicações Avançadas, na qual a Unidade EMBRAPII CPQD é credenciada atualmente. Também integram essa categoria as tecnologias relacionadas a Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Segurança e Privacidade, Sensoriamento Óptico, Conectividade e Mobilidade Elétrica. “São todas plataformas tecnológicas do CPQD, o que nos torna aptos a desenvolver soluções de inovação destinadas a atender necessidades de empresas de segmentos distintos, envolvendo várias tecnologias”, afirma Paulo Curado,  diretor de Inovação do CPQD e coordenador geral dessa Unidade.

Em 8 anos de atuação como Unidade EMBRAPII, o CPQD desenvolveu projetos com 85 empresas parceiras, de diversos portes e setores, que somaram mais de R$ 152 milhões em investimentos em iniciativas de inovação tecnológica. A maioria dos projetos teve como parceiras pequenas empresas e startups que atuam nos segmentos de agronegócio, saúde, cidades e indústria. Mas há também iniciativas bem-sucedidas com empresas de médio e grande portes. Esses parceiros já colocaram no mercado as soluções desenvolvidas com a Unidade EMBRAPII CPQD para resolver problemas reais em diversos setores.

VEJA TAMBÉM:  Provedor da Bahia aposta em soluçã da Furukawa para expandir sua rede

Neste ano, a UE CPQD iniciou a execução de um projeto no modelo Basic Funding Alliance, uma das ferramentas da EMBRAPII destinada a fomentar a pesquisa experimental em áreas com nível de maturidade tecnológica mais baixo. Batizado de Conectividade 5G e EDGE Computing para Transformação Digital na Indústria 4.0, o projeto foi contratado em janeiro e envolve o desenvolvimento de software, hardware e componentes de conectividade voltados à criação de aplicações para o chão de fábrica suportadas pela tecnologia 5G, que serão testadas em uma rede privativa real. Com duração de três anos, o trabalho também conta com a participação de outras duas unidades EMBRAPII – o IFPB (Instituto Federal da Paraíba) e o Inatel -, de três empresas e duas startups.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  Sirius aprimora solução de gestão de documentos com cloud HSM da Kryptus

 

Relacionados

Lumu
Lumu: Terceirização deve ser principal vetor de ciberataques no país em 24

Terceirização deve ser principal vetor de ciberataques no Brasil em 2024, alerta Lumu  ...

LGPD, CPQD
CPQD e escritório Pereira Neto I Macedo promovem webinar sobre LGPD

CPQD e escritório Pereira Neto I Macedo promovem webinar sobre LGPD Campinas, 18...