CPQD

CPQD celebra resultados de seu projeto de transformação cultural

Share:

CPQD celebra resultados de seu projeto de transformação cultural

Campinas, 14 de novembro de 2019 – O CPQD está comemorando os bons resultados do seu projeto de Transformação Cultural, que vem sendo conduzido ao longo dos últimos anos, com o apoio da consultoria Crescimentum e a forte participação de todos os seus colaboradores. A apresentação desses resultados aconteceu durante um evento realizado na segunda-feira, 11/11, que reuniu colaboradores e convidados no auditório do Pólis de Tecnologia, em Campinas.

“Trata-se de um projeto complexo e com muitos desafios, que tem como objetivo disseminar uma cultura organizacional focada em resultado, engajamento e inovação, de modo a fortalecer e preparar o CPQD para o futuro”, afirma o presidente Sebastião Sahão Júnior. Iniciado em 2015, o movimento de transformação cultural do CPQD envolveu várias ações que vêm sendo realizadas simultaneamente a outras mudanças importantes na organização – entre elas, a implantação de um novo modelo de gestão baseado em colaboração, integração e compartilhamento.

Raquel Pieroni, diretora de Gestão Corporativa e de Pessoas do CPQD, destaca como um dos fatos relevantes do projeto de transformação cultural a parceria firmada com a Crescimentum, que trouxe uma metodologia para o processo – baseada no modelo dos Sete Níveis de Consciência, de Richard Barrett. “Com esse apoio, realizamos um mapeamento cultural da organização, criamos e preparamos um time de Cultura, formado por colaboradores voluntários, definimos a significação dos nossos valores e promovemos mais de 30 workshops de alinhamento com as lideranças, além de diversas ações voltadas à  divulgação do projeto”, lembra a diretora. Em 2019, ano em que o CPQD adotou uma nova logomarca e um novo reposicionamento, as ações se intensificaram, acelerando a Jornada de Transformação Cultural.

Um dos resultados mais expressivos desse trabalho – que tornou o CPQD um case de sucesso de transformação cultural – foi a redução do índice de entropia cultural, conceito que indica a forte presença de valores potencialmente limitantes em uma organização. “Quando a entropia é alta, o engajamento dos funcionários é baixo. Na medida em que o engajamento aumenta, a entropia baixa”, explicou Richard Barrett, uma das maiores autoridades nas áreas de cultura organizacional e liderança, no evento realizado no CPQD. Segundo ele, a organização alcançou um ótimo resultado nesse quesito, ao baixar seu percentual de entropia cultural de 36%, em 2017, para 14%, em 2019. “14% é um índice muito bom”, avalia Barrett.

O presidente do CPQD aponta outros resultados igualmente importantes para a organização: “Hoje estamos mais engajados, mais alinhados e também mais felizes”, ressalta. “Mas sabemos que esse é um processo que está começando e precisa continuar. O objetivo é melhorar, superar as metas, sem perder o que já foi feito em termos de fortalecimento da liderança, comunicação com os colaboradores e troca de feedback entre a liderança e os colaboradores”, conclui.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Relacionados

Sensormatic Solutions elenca dicas para diminuir as perdas e aumentar as vendas no Dia das Mães

Sensormatic Solutions elenca dicas para diminuir as perdas e aumentar as vendas no...

10 dicas de segurança para o seu comércio durante a “Semana dos Namorados”

ADT: 10 dicas de segurança para o seu comércio durante a “Semana dos...