Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD: Centro de Competência Embrapii em Open RAN contará com novos recursos

Share:

Centro de Competência Embrapii em Open RAN contará com novos recursos para projetos

Acordo firmado com a Embrapii viabilizará a aplicação de recursos da FAPESP em projetos do Centro de Competência, que tem o CPQD como gestor

Campinas, 23 de fevereiro de 2023 – O Centro de Competência Embrapii em Open RAN (Open Radio Access Networks), instalado no CPQD, em Campinas (SP), contará com recursos adicionais para o desenvolvimento de projetos nessa área de fronteira tecnológica importante para o Brasil. Os novos recursos serão oriundos do Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, assinado na quarta-feira, 21/02, e serão aplicados ao longo de 42 meses. 

Pelo acordo, a FAPESP irá destinar R$ 60 milhões para projetos desenvolvidos no Centro de Competência em Open RAN, que se somarão ao aporte da Embrapii previsto em R$ 60 milhões – provenientes do Programa Prioritário PPI IoT/Manufatura 4.0 -, no período de 3 anos e meio. “Esses recursos adicionais viabilizarão a execução de projetos complementares envolvendo tecnologia Open RAN, que serão submetidos à aprovação da FAPESP e desenvolvidos de acordo com as modalidades de fomento dessa fundação”, explica Paulo Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD.

O CPQD foi selecionado em maio do ano passado como gestor do Centro de Competência Embrapii em Open RAN, área em que vem atuando desde 2018. O foco desse Centro é o desenvolvimento de tecnologias abertas para a infraestrutura de redes de telecomunicações, reduzindo a dependência de soluções proprietárias – e de poucos fornecedores. “A intenção é permitir a combinação de soluções tecnológicas, independentemente do fornecedor, a partir de especificações abertas. Isso abrirá caminho para o surgimento de novas empresas no segmento e permitirá que as operadoras de redes utilizem soluções e componentes de fornecedores distintos”, enfatiza Gustavo Corrêa Lima, gerente de Soluções de Conectividade do CPQD.

VEJA TAMBÉM:  IAE/FAB e KRYPTUS assinam contrato do IFF nacional

Sobre CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Relacionados

CPQD
CPQD firma parceria para instalação de ponto de coleta de lixo eletrônico

Compartilhe Siga no Google Notícias   CPQD firma parceria com a Green Eletron...

Afonso Cláudio
AFONSO CLÁUDIO RECEBE CINEMA ITINERANTE GRATUITO

AFONSO CLÁUDIO RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além...