operadora vivo

CPQD e AgTech Garage selecionam startups para projetos de agro sustentável

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

CPQD e AgTech Garage selecionam startups para projetos com foco no agronegócio sustentável

 

Campinas, 29 de novembro de 2022 – Contribuir para a sustentabilidade socioambiental do agronegócio brasileiro, por meio de soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas com startups que atuam nessa área. Esse é o objetivo do Match Connect Agtech ESG, iniciativa que vem sendo conduzida pelo CPQD em parceria com o AgTech Garage – um dos principais hubs de inovação aberta do país voltado ao agronegócio – e que está entrando na fase de seleção de propostas de startups para o desenvolvimento de MVPs (produtos mínimos viáveis).

Três startups – que atuam nas áreas de conservação florestal e da biodiversidade, produção sustentável e de créditos de carbono –  irão apresentar suas propostas no pitch day, que está marcado para o dia 30 de novembro. “Essa é a nossa primeira iniciativa de inovação aberta destinada a fomentar e acelerar diretamente agtechs que têm seus negócios centrados na sustentabilidade socioambiental do agronegócio, com base no uso de soluções tecnológicas inovadoras”, enfatiza Fabricio Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD.

Ele explica que o objetivo do Match Connect Agtech ESG é promover o desenvolvimento, bem como a validação, de novas soluções com foco em monitoramento do desmatamento ilegal e da biodiversidade, em agricultura digital com ênfase em sistemas agroflorestais, na monetização de ativos digitais (para incentivar a redução do desmatamento ilegal), na rastreabilidade nas cadeias de grãos, pecuária e madeira e, ainda, na detecção e combate a incêndios em florestas.

Para o desenvolvimento dos MVPs, as startups selecionadas contarão com a parceria da Unidade EMBRAPII CPQD, que aportará ativos tecnológicos, recursos humanos e infraestrutura, com a contrapartida financeira das startups variando entre 10% e 30% do valor do projeto. Entre os componentes tecnológicos fornecidos pelo CPQD, destacam-se as plataformas abertas dojot (para aplicações de Internet das Coisas), PlatIA (de Inteligência Artificial) e Plataforma Blockchain, além de soluções de Interação Inteligente e APIs com foco no agronegócio.

VEJA TAMBÉM:  Johnson Controls recebe prêmio no IoT Breakthrough Awards 2021

A intenção é anunciar o resultado do Match Connect Agtech ESG no início de dezembro, para início dos projetos em 2023.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 45 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Relacionados

cpqd
CPQD lança a versão Defendu da plataforma aberta dojot

Compartilhe Siga no Google Notícias   CPQD lança a versão Defendu da plataforma...

Padtec
Altarede faz investimento recorde em produtos da Padtec

Altarede faz investimento recorde em produtos da Padtec para expandir rotas no Rio...