cpqd

CPQD e Conexões/Vida Soluções desenvolvem plataforma para o monitoramento de idosos frágeis

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

CPQD e Conexões/Vida Soluções desenvolvem plataforma inteligente para o monitoramento e cuidado de idosos frágeis

Campinas, 02 de setembro de 2021 – Desenvolver e validar uma plataforma inteligente para o monitoramento remoto e a gestão do autocuidado de idosos frágeis, que possuem doenças crônicas. Esse é o objetivo do projeto +Vida, que vem sendo desenvolvido pelo CPQD em parceria com as empresas Conexões, Assessoria e Consultoria em Saúde e Vida Soluções – e que, com o apoio de recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), está entrando em uma nova fase.

“O número de casos de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão por exemplo, vem aumentando cada vez mais no mundo, sendo um dos principais desafios enfrentados na área de saúde”, afirma Antonio Jorge de Souza Marques, médico psiquiatra e sanitarista, ex-gestor de saúde e diretor da Conexões Consultoria. “Nesses casos, o autocuidado do paciente é fundamental e precisa ser apoiado por um plano individualizado e uma estratégia de acompanhamento, via monitoramento”, acrescenta.

A solução que está sendo desenvolvida com o CPQD, atualmente em fase de protótipo, tem foco no monitoramento de idosos com doenças crônicas. Entre as funcionalidades já disponíveis, destacam-se o sistema web de backoffice, para atendimentos de rotina e de emergência, e aplicações móveis (para smartphones e tablets) voltadas ao acompanhamento do plano de cuidados, pelo próprio idoso e seus familiares/cuidadores, e ao registro dos parâmetros de saúde coletados manual ou automaticamente, por meio de dispositivo vestível (pulseira inteligente).

Na nova fase, chamada projeto +Vida, tecnologias de Internet das Coisas (IoT), de Inteligência Artificial (IA) e de assistentes virtuais serão incorporadas à solução com o objetivo de melhorar o monitoramento remoto e dar mais eficiência à gestão dos dados coletados. “A ideia é automatizar as medições cada vez mais, integrando novas pulseiras inteligentes, balança digital, biossensores e outros dispositivos vestíveis, e desenvolver algoritmos de IA capazes de fazer predições com base nas informações disponíveis”, revela Marques.

VEJA TAMBÉM:  CPQD cria seu Comitê ESG

Segundo Norberto Alves Ferreira, gerente de Soluções Sistêmicas de IoT e IA do CPQD, a ampliação dos tipos de sensores e wearables integrados à plataforma permitirá monitorar uma quantidade maior de parâmetros de saúde do idoso – além da frequência cardíaca, pressão arterial, glicemia, oxigenação sanguínea, qualidade do sono e contagem de passos monitorados na fase atual. Já a geração de modelos de predição, por meio de técnicas de IA, tem como objetivo antever situações que possam comprometer a saúde e a qualidade de vida do paciente.

“Os dados coletados irão para o middleware IoT desenvolvido pelo CPQD (a plataforma dojot), ficando disponíveis para a interpretação dos algoritmos e as aplicações de IA que poderão, por exemplo, apresentar sugestões de condutas para médicos e pacientes”, explica Ferreira. Também está prevista no projeto – que tem duração de 18 meses – a integração à solução de um assistente virtual baseado em diálogo por voz. “Essa forma natural de interação deverá facilitar o uso da solução pelos idosos, aumentando o seu engajamento ao tratamento”, conclui.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  ​Prêmio Furukawa já tem lista de finalistas

 

Relacionados

CACHOEIRAS DE MACACU RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES

CACHOEIRAS DE MACACU RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...

gsma
GSMA ANUNCIA OS PRIMEIROS PALESTRANTES PARA O MWC LOS ANGELES 2019

GSMA ANUNCIA OS PRIMEIROS PALESTRANTES PARA A EDIÇÃO 2019 DO “MWC LOS ANGELES,...