cpqd

CPQD e Gávea Angels firmam parceria com foco em empreendedorismo e inovação

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

CPQD e Gávea Angels firmam parceria com foco em incentivo ao empreendedorismo e inovação

Campinas, 03 de fevereiro de 2021 – Fomentar e apoiar iniciativas de empreendedorismo e inovação no país, em diversas áreas, com base na utilização de recursos de tecnologias de informação e comunicação (TICs). Com esse propósito, o CPQD acaba de firmar uma parceria importante com a Gávea Angels, associação de investidores-anjo com atuação em todo o território brasileiro que, atualmente, conta com 26 investidas em startups de segmentos distintos.

“Nosso objetivo é incentivar o empreendedorismo de qualidade, por meio da identificação de startups com ideias inovadoras e potencial de crescimento, com base no conceito de smart money”, afirma Xavier Boutaud, diretor conselheiro da Gávea Angels. “A parceria com o CPQD irá facilitar o acesso a conhecimentos tecnológicos e o desenvolvimento de projetos pelas startups, complementando o lado empreendedor e as competências em estratégia e gestão proporcionadas pelos associados da Gávea Angels”, acrescenta.

A parceria com a Gávea nasceu da aproximação promovida por uma startup com a qual o CPQD já vem trabalhando há cerca de dois anos: a Previsiown, que desenvolveu uma plataforma de inteligência de dados para a indústria da mobilidade. O projeto, destinado a minimizar um problema real do setor – o alto nível de recall de veículos -, foi desenvolvido em 2019, em parceria com a Unidade EMBRAPII CPQD e com a Peugeot Citroen. Em 2020, a Previsiown conheceu a Gávea Angels e fez sua primeira captação de investimentos junto à associação – recursos que estão viabilizando mais dois projetos em parceria com o CPQD.  

“Para nós, é gratificante ter aproximado o CPQD e a Gávea Angels, de modo a poder ajudar também outras startups”, comemora Ivan Vianna, CEO da Previsiown. “A combinação do suporte tecnológico do CPQD com o suporte de negócios, de contatos e dos recursos aportados pela Gávea Angels tem potencial para acelerar a entrega de valor e a entrada de startups no mercado”, acrescenta.

VEJA TAMBÉM:  CPQD e Fenasbac firmam acordo de cooperação técnica para sistema financeiro

Paulo Curado, diretor de Inovação do CPQD, lembra que a inovação aberta é uma estratégia da organização – e que inclui pilares como cooperação tecnológica e  engajamento com os atores dos diversos ecossistemas de inovação do país. “Para chegar ao mercado, a startup precisa de aporte tecnológico e também de investimentos, privados ou de fundos de fomento à inovação. O CPQD dispõe de ativos tecnológicos, que podem ajudar a startup em seus projetos, e também de acesso a recursos de fundos de fomento, como os da EMBRAPII, por exemplo”, afirma. “A parceria com a Gávea Angels vai permitir um intercâmbio importante, contribuindo para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação do país”, conclui.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  CPQD integra componentes à rede privada 5G instalada em seu laboratório

 

Sobre a Gávea Angels

Pioneira em investimento anjo no Brasil e América Latina, a Gávea Angels nasceu dentro do Instituto Gênesis da PUC-Rio, no bairro da Gávea, com apoio financeiro do International Development Research Center, IDCR, do governo canadense, interessado em desenvolver a inovação e o empreendedorismo na América Latina.  Ali, aconteceu o primeiro aporte de capital de um grupo de investidores-anjo no país. Há pouco mais de 3 anos, a Gávea Angels decidiu ampliar sua atuação territorial, abrindo operação em São Paulo e Belo Horizonte.  Hoje, a instituição se estende por todo o país com 90 associados e 26 investidas, que ficam até cinco anos no portfólio, além de inúmeros parceiros do ecossistema de startups. Seus membros são executivos, empresários e profissionais liberais, com trajetórias de sucesso em liderança nas suas áreas de atuação. A associação, sem fins lucrativos, é reconhecida por concentrar um significativo smart money, ou seja, além do capital financeiro, seus associados contribuem com suas redes de contatos, parceiros e estratégias para suas investidas. Seus membros têm total liberdade de escolher as startups que querem participar das análises e das rodadas de investimento. Sob a tutela desse grupo, as startups podem romper fronteiras locais, nacionais e até internacionais, de acordo os sonhos e a capacidade de execução de seus fundadores. Suas investidas-alvo são startups operacionais, altamente escaláveis, com fundadores competentes para liderar a empresa para uma nova fase de crescimento acelerado e com expertises complementares entre si.

Relacionados

Kryptus
Kryptus: Novos meios de pagamento exigem estratégia de segurança robusta

Compartilhe Siga no Google Notícias   Kryptus: Novos meios de pagamento exigem estratégia...

time de captação
BrazilFoundation reforça captação para estimular cultura de doação no país

Após receita recorde, BrazilFoundation reforça time de captação com intuito de impulsionar cultura...