cpqd

CPQD e Plusoft desafiam alunos da FIAP a criar solução para canais digitais

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

Solução para canais digitais usando interface de voz e IA é o desafio proposto a alunos da FIAP pelo CPQD e Plusoft

 

Campinas, 02 de maio de 2022 – Desenvolver uma solução para automação de jornadas de atendimento em canais digitais, utilizando Inteligência Artificial e interfaces de voz como diferencial no relacionamento entre as pessoas. Esse é o desafio proposto aos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FIAP, que vem sendo conduzido no atual ano letivo por essa instituição de ensino superior em parceria com o CPQD e a Plusoft, empresa de Human Experience (HX) especializada em soluções omnichannel de relacionamento com clientes

O objetivo da atividade, que envolve várias disciplinas, é capacitar o aluno a desenvolver um projeto, simulando a experiência profissional e utilizando técnicas, ferramentas, metodologias e boas práticas trabalhadas ao longo do curso de tecnologia.

O Desafio 2022, que foi proposto pela Plusoft e o CPQD, tem como base o fato de que o uso de sistemas computacionais que utilizam a voz como interface é um diferencial importante – e necessário – em um mundo cada vez mais conectado e multitarefa. Além disso, a proposta considera que a união de interface de voz com Inteligência Artificial irá proporcionar maior personalização, assertividade e disponibilidade para os processos nas empresas, especialmente para HX e Customer Experience (CX).

A primeira etapa do Desafio terá como foco o desenvolvimento de um plano de negócios, realizado por meio de um hackathon. Após meses de trabalho, ao final do ano, os alunos serão avaliados e as soluções mais interessantes premiadas e, posteriormente, desenvolvidas.

Para contribuir com o desenvolvimento da solução para o Desafio 2022, o CPQD colocou à disposição dos alunos suas plataformas de conversão de texto em voz natural (TTS, do inglês Text To Speech) e de reconhecimento de fala (Automatic Speech Recognition, ou ASR). “Essas soluções, que fazem parte do nosso portfólio de Interação Inteligente e já são utilizadas por diversas empresas de segmentos distintos, estão disponíveis para os estudantes na infraestrutura da FIAP”, afirma João Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios em IA do CPQD. “Além disso, estamos planejando um hands-on para meados de junho, com a nossa parceira Plusoft, para mostrar aos alunos como usar esses recursos no desenvolvimento de suas soluções”, acrescenta.

VEJA TAMBÉM:  TBL Manager inicia processo de internacionalização

“Conectar-se à academia e à indústria é chave para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Estamos entusiasmados com essa parceria e ainda com os resultados da iniciativa. Entendemos que o mercado de Inteligência Artificial, combinada com voz, está em expansão e buscamos levar as melhores soluções às empresas com essa aliança”, afirma Bruno Alves, vice-presidente de Marketing e Inovação da Plusoft.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um amplo portfólio de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital, contribuindo para a excelência da operação, transformação da experiência do usuário, reinventando modelos de negócios, conformidade de segurança e criando novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD faz parte do ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Telecomunicações, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 45 anos, que presta serviços e desenvolve tecnologias de produtos e sistemas de missão crítica atendendo às complexas necessidades do mercado. Esses são os resultados de seu programa de P&D&I, que é a base da inovação em seus temas estratégicos para redes de próxima geração, cidades inteligentes, agronegócio inteligente e manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado por tecnologia, gerando desenvolvimento, progresso e promovendo o bem-estar da sociedade.

Para mais informações, visite:  https://www.cpqd.com.br

 

Relacionados

Carnaval
ADT – Cuidados básicos são fundamentais para garantir a segurança

ADT – Residências ficarão cada vez mais inteligentes, mas cuidados básicos são fundamentais...

ADT
ADT – Dia dos Pais: 10 dicas de segurança para o seu comércio

ADT – Dia dos Pais: 10 dicas de segurança para o seu comércio...