Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD e PUC-Campinas inovam com lançamento de residência tecnológica 

Share:

CPQD e PUC-Campinas inovam com lançamento de residência tecnológica 

Inscrições para o programa estão abertas e vão até 1.º de março; objetivo é suprir demanda do mercado profissional nas áreas de IA, IoT e Segurança Cibernética

Campinas, 13 de fevereiro de 2023 – O CPQD e a PUC-Campinas lançam, neste mês de fevereiro, um Programa de Capacitação Tecnológica em Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e Segurança Cibernética, que será oferecido – de forma gratuita – a estudantes e profissionais interessados em ingressar nessas áreas. Com início em 15 de março, o programa prevê um processo de 18 meses, dividido em duas fases: teórica (no formato on-line) e prática. A primeira será oferecida pela Universidade e a segunda, pelo CPQD.

A iniciativa é um Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é coordenado pela Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e transformação digital. O objetivo é preparar e capacitar estudantes universitários de cursos relacionados à tecnologia, bem como profissionais com interesse em IA, IoT e Segurança Cibernética, mas sem experiência prévia nessas áreas.

Para Eniceli Rodrigues Moraes Pinto, gestora de projetos do CPQD, a iniciativa busca suprir um gap de mercado em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Identificamos uma carência de profissionais capacitados e com experiência para atuar em projetos nas áreas de IA, IoT e Segurança Cibernética. O programa vai contribuir para qualificá-los a atuar com maior expertise em projetos de tecnologias emergentes e de ponta”, ressalta.

Diane Teo de Moraes,  gerente do Programa Mescla (Hub de Inovação da PUC-Campinas), também identifica o potencial de crescimento no setor. “Temos percebido o déficit de profissionais preparados para atender esses mercados. O Programa de Capacitação com Residência oferecido em parceria com o CPQD e Softex é uma iniciativa com impacto direto em um mercado tão promissor e estratégico”, reforça.

VEJA TAMBÉM:  ABCD apresenta indicação ao Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade da ANPD 

Considerado uma residência tecnológica, o projeto utiliza a metodologia PBL (Project Based Learning), em que os estudantes vão aplicar o conhecimento teórico prévio em uma situação problema. Mas a grande inovação desse programa é que os participantes vão atuar em situações reais, em projetos do CPQD e de possíveis parceiros, com grau de  desenvolvimento tecnológico avançado, de acordo com as necessidades do mercado. 

Segundo o presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, a parceria combina o que há de melhor da organização, com a atuação em tecnologias de ponta, e todo o know-how da universidade na formação teórica do aluno. “Junto à PUC-Campinas, vamos capacitar e criar oportunidades para profissionais altamente qualificados atuarem em grandes projetos no CPQD e no mercado. Isso é uma importante contribuição para a nossa sociedade”, destaca. 

Para o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, trata-se de uma iniciativa alinhada à vocação da Universidade. “A parceria entre a PUC-Campinas e o CPQD torna mais completa a formação profissional e humana de nossos estudantes. Essa união é uma oportunidade para que eles possam crescer e também elevar a qualidade do conhecimento construído. Além disso, a Universidade já compõe o ecossistema de inovação da região e o tema é um dos eixos estratégicos da instituição, o que contribui para a consolidação de um ambiente próspero para inovar”, comenta. 

Inscrições

As inscrições para os interessados em participar do programa já estão abertas e irão até 1.º de março, pelo link https://estude.puc-campinas.edu.br/residencia-tecnologica. Serão selecionados 160 estudantes, que passarão pelos cursos de Ciência de Dados e Machine Learning. Em seguida, ainda na trilha de aprendizagem, os alunos poderão escolher entre os cursos de Visão Computacional, NLP, Fala e Segurança Cibernética. Nessa fase do treinamento, serão seis aulas semanais, sendo quatro síncronas (ao vivo) e duas assíncronas (gravadas), na modalidade online.

VEJA TAMBÉM:  Equipamento para área médica desenvolvido pelo CPQD é lançado

Finalizada a parte teórica, os inscritos passarão por uma banca avaliadora, que irá selecionar 80 estudantes para seguir para a prática, no CPQD. Serão 20 horas semanais, divididas entre o treinamento presencial e o online. Nessa fase, com duração de nove meses, os estudantes receberão uma bolsa para subsidiar a formação prática no CPQD. 

Mais informações estão disponíveis no regulamento do programa, em  www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2023/02/Final_Regulamento_10FEV_2023.pdf

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Relacionados

Zero Trust
Como proteger as redes contra o Simjacker?

Como proteger as redes contra o Simjacker? Segundo a Positive Technologies, organizações devem...

Cinema Itinerante
CAPANEMA RECEBE CINEMA ITINERANTE GRATUITO

CAPANEMA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além do...