Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD e RNP fazem demonstração do OpenRAN@Brasil em evento em Brasília

Share:

CPQD e RNP fazem demonstração do OpenRAN@Brasil em evento em Brasília

Plataforma de experimentação do programa será um dos destaques do Workshop RNP 2023, que acontece nesta segunda e terça-feira

Campinas, 22 de maio de 2023 – A primeira demonstração pública do testbed (plataforma de experimentação) do Programa OpenRAN@Brasil, que vem sendo conduzido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o CPQD, é um dos destaques do 24.º Workshop RNP, que acontece hoje e amanhã (22 e 23/05), em Brasília. Realizado junto ao SBRC 2023 – Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, o Workshop RNP tem como objetivo apresentar tendências e avanços tecnológicos na área de pesquisa e desenvolvimento em TICs, dentro e fora do Brasil.

O Programa OpenRAN@Brasil tem um papel relevante no contexto das futuras redes de comunicação – e, por isso, terá destaque no workshop. Lançado em agosto de 2021, dentro do Programa Prioritário em Informática (PPI) de Internet Avançada, o programa tem como responsável o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e como principais instituições executoras a RNP e o CPQD. Seu propósito é habilitar o desenvolvimento de aplicações inovadoras para redes de acesso abertas e desagregadas em rádio (RAN), em 5G e além.

Na primeira fase do projeto, o foco é o desenvolvimento de software de controle e orquestração tanto dos recursos ópticos, IP e de rádio quanto dos recursos de nuvem necessários ao funcionamento fim-a-fim de uma rede 5G Open RAN. Também está prevista nesta fase a implantação de um testbed de rede privada 5G, que consiste em uma plataforma de experimentação, física ou virtual, que permite ao pesquisador realizar experiências em um ambiente seguro.

VEJA TAMBÉM:  Comitê de Inovação do CPQD tem novos membros

No estande do OpenRAN@Brasil no WRNP 2023, a equipe da área de Soluções de Conectividade do CPQD fará demonstrações do programa utilizando um setup dessa plataforma de experimentação. “O testbed irá conectar São Paulo e Rio de Janeiro, com dois pontos de presença: um no CPQD, em Campinas, e o outro na RNP, no Rio”, afirma o gerente de Soluções de Conectividade Gustavo Corrêa Lima. “Esse ambiente de experimentação permitirá explorar a capacidade de uma rede privada 5G suportar aplicações avançadas desenvolvidas no país”, acrescenta.

O CPQD também estará participando de um dos painéis do WRNP 2023, que irá abordar assuntos como identidade digital descentralizada, blockchain, tokenização e outras tecnologias habilitadoras da web 3.0. Com o tema Web Descentralizada e Imersiva, o painel contará com a presença de Fernando Marino, responsável técnico por produtos Blockchain do CPQD, e está marcado para amanhã, 23/05, das 16h às 17h30.

No SBRC 2023, Gustavo Correa Lima é um dos convidados do painel que acontece na tarde desta segunda-feira (22), das 14h às 15h30, como parte da programação do W6G – III Workshop de Redes 6G.

Mais informações sobre o WRNP 2023 estão disponíveis no link https://www.rnp.br/eventos/wrnp. Para conhecer o Programa OpenRAN@Brasil, basta acessar o site oficial: https://www.openranbrasil.org.br

Relacionados

robocop
Eficiência, conforto e confiabilidade operacional

Compartilhe Siga no Google Notícias     Eficiência, conforto e confiabilidade operacional: projeto...

Trópico
Fornecimento de comunicações unificadas robustas levam Trópico e RedShift a parceria em soluções de rede

Compartilhe Fornecimento de comunicações unificadas robustas levam Trópico e RedShift a parceria em...