CPqD e Venture Hub realizam hackathon com foco em identidade digital e blockchain

Share:

Campinas, 18 de abril de 2019 – Criar protótipos funcionais de aplicações voltadas a casos de uso de identidade digital com base em plataformas de desenvolvimento em blockchain. Esse é o principal desafio do hackathon Identidade Digital com Blockchain, que o CPqD vai realizar em parceria com a Venture Hub, em Campinas, nos dias 18 e 19 de maio.

Voltada a desenvolvedores, designers e especialistas de negócio, a maratona tem o objetivo de trazer soluções para problemas reais nessa área, além de promover o compartilhamento de conhecimento e a aproximação entre os componentes do ecossistema de inovação. “A identificação digital segura, de coisas e pessoas, é um assunto relevante e que ganha uma importância enorme, na medida em cresce o universo de aplicações IoT, por exemplo”, afirma Rodrigo Lima Verde Leal, responsável pelo desenvolvimento do ecossistema blockchain no CPqD.

Durante o hackathon, as equipes inscritas deverão desenvolver soluções de software inovadoras com foco em identidade digital descentralizada de coisas ou de pessoas baseadas em blockchain. “Essas aplicações terão que apresentar um apelo real de mercado, capaz de torná-las economicamente viáveis”, acrescenta Rodrigo Leal.

A maratona será realizada na Venture Hub, que, além de um ambiente amplo com auditório, salas de reunião, espaço de alimentação, áreas de descanso e de descompressão, oferecerá mentoria de negócios, com base em sua vasta experiência em aceleração de startups. Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, os especialistas do CPqD – e também de outras instituições patrocinadoras – darão suporte e mentoria em frameworks de desenvolvimento, como Hyperledger Fabric e Indy.

Os interessados em participar do hackathon Identidade Digital com Blockchain já podem fazer sua inscrição, gratuitamente, pelo site https://joinups.cpqd.com.br/inovathon/ – onde também estão disponíveis mais informações sobre o evento.

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade. O CPqD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P&D, que é a base para inovação em suas apostas estratégicas no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPqD é apaixonado pela tecnologia que gera progresso e promove o bem-estar da sociedade.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Relacionados

Johnson Controls
Johnson Controls destaca suas soluções para o mercado na Expomeat

Investindo constantemente em refrigeração industrial, Johnson Controls destaca suas soluções para o mercado...

Cadastro Positivo
Cadastro Positivo pode aumentar a arrecadação de impostos estaduais em SC

Em vigor a partir de 9 de julho, Cadastro Positivo pode aumentar em...