Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD – Empreendedorismo em fotônica será tema do 4.º Webinário do Sisfóton

Share:

Empreendedorismo em fotônica será tema do 4.º Webinário do Sisfóton organizado pelo CPQD

Evento está programado para os dias 16 e 17 de março e terá formato híbrido, com atividades presenciais nas instalações do CPQD, em Campinas

Campinas, 1.º de março de 2023 – O empreendedorismo na área de Fotônica no Brasil será o assunto central do 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI, programado para os dias 16 e 17 de março, em formato híbrido. As atividades presenciais acontecerão no CPQD que, como Laboratório Integrador do Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton), é o responsável pela organização do evento – que terá transmissão online para os interessados em acompanhar as principais novidades nessa área. 

“O evento é mais uma iniciativa destinada a fortalecer a formação do ecossistema de inovação em fotônica no Brasil”, afirma João Batista Rosolem, coordenador do projeto Sisfóton no CPQD. Ele explica que, desde o início, o objetivo do Sisfóton sempre foi levar para o mercado os resultados das inovações desenvolvidas nos 11 laboratórios que integram essa rede. “Para isso, é fundamental a aproximação com indústrias, startups e empresas usuárias dessa tecnologia, em um ambiente único e aberto voltado ao desenvolvimento de soluções para desafios reais do mercado”, acrescenta Rosolem.

Na 4.ª edição do Webinário do Sisfóton-MCTI, serão discutidas as boas práticas, os problemas, bem como iniciativas bem-sucedidas de empreendedorismo do ecossistema de fotônica do país. As quatro mesas redondas programadas – duas por dia, todas com o tema Empreendedorismo em Fotônica – irão reunir laboratórios do Sisfóton, startups e empresas com atuação nas áreas a serem tratadas: Saúde, Energia e Indústria, Agronegócio e Telecom. Além disso, a programação do evento inclui duas palestras de convidados sobre o tema Deep Techs – uma com foco no ambiente técnico-científico e a outra, em investimentos. Também estão previstas visitas ao Laboratório Sisfóton da Unicamp e ao Sirius/ Fonte de Luz Síncrotron, que deverão ocorrer no período da tarde. 

VEJA TAMBÉM:  CPQD integra componentes à rede privada 5G instalada em seu laboratório

O Sisfóton é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem como objetivo promover o avanço científico, tecnológico, inovador e empreendedor da área de fotônica no país. Além do CPQD, que atua como Laboratório Integrador, a rede de Laboratórios do Sisfóton é integrada pela EMBRAPA, CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), SENAI Joinville, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Espírito Santo, Unicamp, UNESP Araraquara e USP São Carlos.

Os interessados em participar do 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI podem fazer sua inscrição, gratuitamente, pelo link https://materiais.cpqd.com.br/4-webinario-do-sisfoton – onde também estão disponíveis mais informações e a programação completa do evento.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  CPqD e PHB Eletrônica desenvolvem família de eletropostos

 

Relacionados

cidades inteligentes
SmartCities Mundi debate soluções inteligentes para as cidades brasileiras

SmartCities Mundi debate soluções inteligentes para os centros urbanos brasileiros Sob o tema...

Johnson Controls: Solução digital de monitoramento reduz consumo de energia

Solução digital de monitoramento inteligente e manutenção preventiva moderniza edifício e reduz consumo...