CPQD

CPQD lança a carteira digital SOU iD

Share:

CPQD lança a carteira digital SOU iD

Aplicativo móvel permite armazenar múltiplas credenciais emitidas por empresas que utilizam a plataforma CPQD iD

 

Campinas, 06 de fevereiro de 2023 – Uma carteira digital para dispositivos móveis em que o usuário pode armazenar múltiplas credenciais emitidas por empresas e entidades que utilizam a plataforma CPQD iD. O aplicativo, batizado de SOU iD, está sendo lançado pelo CPQD com o objetivo de facilitar ainda mais a adesão à sua solução de identidade digital descentralizada, baseada em blockchain, que é fornecida no modelo de software como serviço (SaaS).

“O SOU iD funciona como uma carteira de documentos para o armazenamento das diferentes credenciais digitais do usuário que, no sistema de identidade digital descentralizada, é quem tem a posse dos seus dados”, explica Érico Paz, responsável pelo marketing de soluções Blockchain do CPQD. Entre as credenciais que podem ser guardadas no app, ele menciona comprovantes digitais de residência, diplomas escolares e de cursos, credenciais bancárias, carteira de vacinação e histórico médico, entre outros exemplos. “Para o usuário, a principal vantagem é que todas essas credenciais ficam  armazenadas, de forma segura, em um único aplicativo, o que facilita o compartilhamento de seus dados quando necessário”, acrescenta.

Fernando Marino, responsável técnico por produtos Blockchain do CPQD, ressalta que, na primeira versão, o aplicativo está disponível para as empresas que integram o ecossistema do CPQD iD, como emissores ou verificadores de credenciais digitais. “O objetivo é facilitar o trabalho dessas empresas, que com isso não precisam se preocupar em desenvolver uma carteira digital própria”, afirma. Marino adianta, ainda, que a equipe do CPQD já está trabalhando no sentido de ampliar o uso do app por outros ecossistemas de identidade digital descentralizada. 

VEJA TAMBÉM:  CPQD atinge índice elevado em pesquisa de satisfação de clientes

Disponível para celulares e dispositivos Android e também para iOS, o SOU iD deverá facilitar e agilizar ainda mais a ativação da solução CPQD iD pelas empresas interessadas em entrar nesse universo. “Hoje, em duas a três semanas, a empresa já consegue colocar a solução em produção para aplicações mais simples, como a verificação da identidade digital de usuários em plataformas de e-commerce, por exemplo”, acrescenta Marino.

Lançada no início de 2022, a plataforma CPQD iD funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada para pessoas, organizações, ativos e coisas. Entre seus recursos, destacam-se a possibilidade de reuso da identidade e registros, o armazenamento de múltiplas credenciais para diferentes serviços de empresas ou entidades distintas, a autenticação segura e sem senhas e uma carteira digital (white label) para dispositivos móveis. “A credencial fica sob o controle do usuário, na carteira digital, e pode ser usada para acessar portais corporativos ou fazer transações em marketplaces, entre outras aplicações”, conclui Érico Paz.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  Tecnologia desenvolvida no Programa RDS Defesa recebe prêmio de inovação

 

Relacionados

appgate, zero trust
Appgate – Três ações para diminuir a complexidade dos firewalls

Appgate – Três ações para diminuir a complexidade dos firewalls Desafios envolvendo o...

Zero Trust
Terceirizados se consolidam como principais alvos de ciberataques no Brasil

Terceirizados se consolidam como principais alvos de ciberataques no Brasil; Appgate lista 5...