Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD lança a edição 2023 do Radar Conecte-se ao Novo

Share:

CPQD lança a edição 2023 do Radar Conecte-se ao Novo

Campinas, 06 de março de 2023 – O CPQD está lançando a 3.ª edição do Radar Conecte-se ao Novo, um registro abrangente, baseado em opiniões de executivos, acadêmicos e especialistas brasileiros, sobre tendências tecnológicas selecionadas como relevantes nos cenários atual e futuro do país. O objetivo dessa iniciativa do CPQD é servir de referência e orientação para as estratégias de desenvolvimento e implementação de novas tecnologias em empresas de diversos setores.

“A transformação digital está à nossa porta, com todos os seus desafios e ganhos, impactando os negócios atuais e criando novas oportunidades. Nesse contexto, o Radar Conecte-se ao Novo traz informações importantes destinadas a contribuir para uma visão mais clara da realidade brasileira em relação à adoção e ao impacto das tecnologias emergentes em vários setores econômicos”, afirma o presidente do CPQD Sebastião Sahão Júnior. “Trata-se de uma base de informação de grande valia para todo o ecossistema de inovação brasileiro”, acrescenta.

O Radar Conecte-se ao Novo 2023 apresenta uma análise de 20 tecnologias selecionadas com base em exemplos de pesquisas e relatórios internacionais, nas edições anteriores do relatório e, também, na própria experiência do CPQD. Essas tecnologias foram agrupadas em quatro temas: Rede e Conectividade, Inteligência Artificial, Confiança, Privacidade e Segurança e Computação Avançada.

A pesquisa, conduzida em 2022, contou com a participação de clientes, parceiros e diversos atores do ecossistema de inovação com os quais o CPQD mantém relacionamento no país. A grande maioria dos respondentes ocupam cargos executivos (diretor, presidente, vice-presidente, C-Level e gerentes) em empresas de vários setores. Entre os setores representados na pesquisa, destacam-se Tecnologia da Informação, telecomunicações, indústria, agronegócio, academia e utilities.

VEJA TAMBÉM:  Appgate e Illumio lançam primeira solução integrada Zero Trust do mercado

Para cada uma das 20 tecnologias selecionadas, o Radar Conecte-se ao Novo traz a avaliação de sua maturidade tecnológica (emergente, nascente, inicial ou convencional), o impacto previsto (baixo, médio, alto ou disruptivo) e o prazo para sua adoção (0 a 2 anos, 3 a 5 anos, ou mais de 5 anos). A representação visual e a segmentação dos resultados da pesquisa por setor econômico facilitam a análise dos cenários e tendências sobre as novas tecnologias. E, em cada bloco temático, especialistas do CPQD comentam os principais destaques na área.

Em Rede e Conectividade, por exemplo, um dos destaques é a tecnologia 6G, que aparece no Radar com expectativa de disponibilidade em um horizonte de médio prazo. Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) é outra tendência tecnológica analisada no trabalho. E, em Computação Avançada, destacam-se as tecnologias de Computação Quântica e Experiência Imersiva – Metaverso, entre outras.

Estas são as 20 tecnologias avaliadas no Radar Conecte-se ao Novo 2023:

Rede e Conectividade
6G – 6.ª geração de redes móveis
Sistemas de Satélite de Baixa Órbita
Tudo Definido por Software
Operações de Redes Inteligentes (Intelligent Network Operation)
C-V2X (celular–veículo para tudo)

Inteligência Artificial
Inteligência Artificial Emotiva (Emotion AI)
Inteligência Artificial Embarcada (Emdedded AI)
Inteligência Artificial das Coisas (Artificial Intelligence of Things – AIoT)
Análise em Tempo Real (Real Time Analytics)
Computação Cognitiva
Aprendizado de máquina híbrido (Hybrid Machine Learning – HML)

Confiança, privacidade e segurança
Identidade Digital Descentralizada
Rastreabilidade e Garantia de procedência com Blockchain
Contratos Inteligentes
Biometria Multimodal
Tokenização (FT/NFT)

Computação Avançada
Computação de Borda (Edge Computing)
Experiência Imersiva – Metaverso
Tecnologia Háptica (tecnologias que estimulam os sentidos de tato e movimento, principalmente para reproduzir em ambiente virtual as sensações do mundo real)
Computação Quântica

VEJA TAMBÉM:  ADT - Segurança: seu imóvel está protegido?

O Radar Conecte-se ao Novo 2023 está disponível para download no link (https://materiais.cpqd.com.br/lp_camp_relatorio_radar_tecnologico_2023_cpqd?_gl=1*6et7nw*_ga*NjEzODczNTA5LjE2NjYzNjE2NzQ.*_ga_DC4JGWHQ4H*MTY3NzUwNjAwNi4yNjEuMS4xNjc3NTA2MjQzLjAuMC4w)

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Relacionados

tecnologias contra fraude
Busca por tecnologias contra fraude no varejo cresce 108% em 2022

Busca por tecnologias contra fraude no varejo cresce 108% em 2022, aponta Quod...

Cinema Itinerante
MARABÁ RECEBE CINEMA ITINERANTE GRATUITO

MARABÁ RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além do...