Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD lança a Pailot, plataforma brasileira de IoT

Share:

CPQD lança a Pailot, plataforma brasileira de Inteligência Artificial das Coisas

Foco inicial da nova solução, que combina recursos e tecnologias de IoT e IA, é a indústria em busca de evolução para o conceito de 4.0

Campinas, 21 de agosto de 2023 – O CPQD está lançando a Pailot, uma plataforma brasileira de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) – que combina recursos de Internet das Coisas (IoT) e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) – com suporte e diversos serviços especializados oferecidos no país, em português. O foco inicial da nova solução são as empresas que vêm buscando na digitalização o caminho para aumentar a eficiência de suas operações e alcançar novos patamares na jornada rumo ao conceito de indústria 4.0.

“A combinação de IoT e IA traz recursos importantes que favorecem a convergência e a integração das áreas de tecnologia da informação e de operação da indústria”, afirma Rafael Pacheco, gerente de produto no CPQD. “Com a plataforma Pailot, os dados coletados pela infraestrutura de IoT do chão de fábrica, por exemplo, transformam-se em informações valiosas tanto para a área operacional como para a TI da empresa, ao habilitar a capacidade de inteligência e aplicações como detecção de anomalias, reconhecimento de padrões, modelos de previsão e recomendação e até a decisão para intervenção autônoma”, acrescenta.

Várias aplicações desse tipo já foram – e continuam sendo – o foco de projetos desenvolvidos pelo CPQD para a indústria, utilizando ferramentas de IA como visão computacional, aprendizado de máquina (machine learning) e gêmeo digital, entre outras. Com o lançamento da Pailot, o CPQD oferece ao mercado uma solução flexível, segura, amigável, fácil e rápida de instalar, que pode ser customizada para uso na nuvem ou on-premise e adquirida como suíte ou por aplicação (módulo). 

VEJA TAMBÉM:  CPQD e Grupo WEG realizam testes para uso de redes 5G na indústria 4.0

A nova plataforma atua na coleta e organização dos dados, criação de regras de negócio e pipelines de integração (low code), gerenciamento de dispositivos e de acesso e dashboards customizados. Oferece ferramentas para análise de dados com recursos de aprendizado de máquina; opção de Data Lake, com capacidade para armazenar imagens, áudios e streaming, e API aberta para integração com outros softwares e aplicações. Inclui recursos de segurança cibernética, privacidade e missão crítica associados aos ativos industriais e seus ambientes operacionais e, ainda, pode ser integrada a redes privativas 4G ou 5G.

“A combinação de tecnologias e recursos da Pailot permite extrair valor dos dados da indústria, agilizando a tomada de decisões que podem trazer simplificação de processos, maior eficiência, qualidade e segurança para a empresa”, acrescenta Thatianne Mosimann, responsável pelo marketing estratégico da nova plataforma. Ela destaca que um diferencial importante da Pailot é o suporte especializado oferecido pelo CPQD, em português, no Brasil. “Além do suporte, também colocamos à disposição das empresas diversos serviços profissionais especializados que permitem otimizar o uso da plataforma, como apoio na identificação e projeto de aplicações, execução de integrações, bem como desenvolvimento e implantação de recursos de IA e IoT em ambientes industriais”, conclui.

Relacionados

Furukawa
Furukawa recebe certificação internacional voltada à saúde e segurança

Compartilhe Furukawa recebe certificação internacional voltada à saúde e segurança do trabalho São...

Padtec
Padtec anuncia acordo com multinacional francesa Ekinops

Campinas, 29 de maio de 2019 – A Padtec, uma das líderes mundiais...