Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD lança a Pailot, plataforma brasileira de IoT

Share:

CPQD lança a Pailot, plataforma brasileira de Inteligência Artificial das Coisas

Foco inicial da nova solução, que combina recursos e tecnologias de IoT e IA, é a indústria em busca de evolução para o conceito de 4.0

Campinas, 21 de agosto de 2023 – O CPQD está lançando a Pailot, uma plataforma brasileira de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT) – que combina recursos de Internet das Coisas (IoT) e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) – com suporte e diversos serviços especializados oferecidos no país, em português. O foco inicial da nova solução são as empresas que vêm buscando na digitalização o caminho para aumentar a eficiência de suas operações e alcançar novos patamares na jornada rumo ao conceito de indústria 4.0.

“A combinação de IoT e IA traz recursos importantes que favorecem a convergência e a integração das áreas de tecnologia da informação e de operação da indústria”, afirma Rafael Pacheco, gerente de produto no CPQD. “Com a plataforma Pailot, os dados coletados pela infraestrutura de IoT do chão de fábrica, por exemplo, transformam-se em informações valiosas tanto para a área operacional como para a TI da empresa, ao habilitar a capacidade de inteligência e aplicações como detecção de anomalias, reconhecimento de padrões, modelos de previsão e recomendação e até a decisão para intervenção autônoma”, acrescenta.

Várias aplicações desse tipo já foram – e continuam sendo – o foco de projetos desenvolvidos pelo CPQD para a indústria, utilizando ferramentas de IA como visão computacional, aprendizado de máquina (machine learning) e gêmeo digital, entre outras. Com o lançamento da Pailot, o CPQD oferece ao mercado uma solução flexível, segura, amigável, fácil e rápida de instalar, que pode ser customizada para uso na nuvem ou on-premise e adquirida como suíte ou por aplicação (módulo). 

VEJA TAMBÉM:  ANBC - EDP é a primeira empresa de energia do país no Cadastro Positivo

A nova plataforma atua na coleta e organização dos dados, criação de regras de negócio e pipelines de integração (low code), gerenciamento de dispositivos e de acesso e dashboards customizados. Oferece ferramentas para análise de dados com recursos de aprendizado de máquina; opção de Data Lake, com capacidade para armazenar imagens, áudios e streaming, e API aberta para integração com outros softwares e aplicações. Inclui recursos de segurança cibernética, privacidade e missão crítica associados aos ativos industriais e seus ambientes operacionais e, ainda, pode ser integrada a redes privativas 4G ou 5G.

“A combinação de tecnologias e recursos da Pailot permite extrair valor dos dados da indústria, agilizando a tomada de decisões que podem trazer simplificação de processos, maior eficiência, qualidade e segurança para a empresa”, acrescenta Thatianne Mosimann, responsável pelo marketing estratégico da nova plataforma. Ela destaca que um diferencial importante da Pailot é o suporte especializado oferecido pelo CPQD, em português, no Brasil. “Além do suporte, também colocamos à disposição das empresas diversos serviços profissionais especializados que permitem otimizar o uso da plataforma, como apoio na identificação e projeto de aplicações, execução de integrações, bem como desenvolvimento e implantação de recursos de IA e IoT em ambientes industriais”, conclui.

Relacionados

cinema itinerante
PEDERNEIRAS RECEBE CINEMA ITINERANTE

PEDERNEIRAS RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além...

Quod
Quod receberá investimento de R$420 milhões da LexisNexis Risk Solutions

Quod receberá investimento estratégico de R$420 milhões da LexisNexis Risk Solutions LexisNexis Risk...