dojot

CPQD lança nova versão da plataforma aberta dojot

Share:

Compartilhe

Campinas, 11 de março de 2020 – A plataforma aberta dojot, criada pelo CPQD com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) focadas nas necessidades brasileiras, está ganhando uma nova versão. Seu nome é Caratê e chega trazendo novas bibliotecas e funcionalidades, bem como melhorias importantes para dar mais agilidade ao desenvolvimento de soluções.

“A versão Caratê inclui uma grande quantidade de testes, que confere maior robustez à plataforma dojot”, afirma Rafael Augusto Scaraficci, coordenador técnico do projeto no CPQD. Além disso, entre os recursos e melhorias da nova versão, ele destaca o controle de acesso de usuários baseado em perfis, a importação/exportação de dados de configuração, a extensão do modelo de dados de dispositivos para suportar metadados e a adição de novos elementos para composição de fluxos de processamento (por exemplo, funções para envio de comandos em lote, agendamento de tarefas e envio de notificações para aplicações externas). Também foram introduzidas melhorias no suporte à atualização de firmware de dispositivos e implementadas funcionalidades na interface gráfica da dojot.

Lançada em 2017, a plataforma dojot nasceu como uma proposta open source brasileira, desenvolvida dentro de um projeto mais amplo conduzido pelo CPQD em parceria com outras instituições de ciência e tecnologia, com o apoio de recursos do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Finep. Seus principais diferenciais são segurança, robustez e facilidade de uso – o que agiliza a criação de aplicações IoT adequadas às necessidades do país. A plataforma, que possui código aberto, atualmente já está sendo utilizada por diversas empresas, startups e instituições de diferentes setores, contribuindo para a formação de um ecossistema brasileiro de desenvolvimento de Internet das Coisas.

Mais informações sobre a dojot e a versão Caratê, bem como documentação e tutoriais, estão disponíveis no site www.dojot.com.br/

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Relacionados

cinema itinerante
ITUVERAVA RECEBE CINEMA ITINERANTE

ITUVERAVA RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além...

Cadastro Positivo
Cadastro Positivo pode aumentar a arrecadação de impostos estaduais no RS

Em vigor a partir de 9 de julho, novo Cadastro Positivo pode aumentar...