telecom

CPQD lidera registros de software no INPI em 2023

Share:

CPQD lidera registros de software e sobe 12 posições no ranking de patentes depositadas no INPI em 2023

Organização ficou em 8.º lugar no ranking de depositantes de patentes, se forem consideradas apenas empresas e instituições de pesquisa privadas 

Campinas, 07 de fevereiro de 2024 Mais uma vez, em 2023 o CPQD manteve a liderança do ranking de registros de software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Divulgado pelo INPI no final de janeiro, o ranking revela que o CPQD realizou 93 registros de programas de computador no decorrer do ano – o que coloca a organização em primeiro lugar na lista de 50 maiores depositantes do país nessa área. Além disso, o CPQD é cotitular em outros quatro registros de software no INPI realizados por parceiros (Rilap e CPFL), o que eleva o número total de registros para 97. 

Em patentes de invenção, o CPQD subiu 12 posições no ranking de Depositantes Residentes 2023, ao passar da 35.ª colocação, em 2022, para o 23.º lugar, com 21 pedidos de patentes depositados no ano. Considerando apenas empresas e institutos de pesquisa privados, o CPQD ocupa a 8.ª posição na lista do INPI – que é dominada por universidades públicas. Também nesse caso, a organização é cotitular em outros quatro processos de patentes no INPI realizados por parceiros – entre eles, a Petrobras e a Mil Sênior. E ainda conduziu um processo de pedido de patente internacional, via PCT (Tratado de Cooperação em matéria de Patentes), em conjunto com as empresas Alfa Sense e Petrobras.

“Esses indicadores comprovam o papel relevante que o CPQD ocupa no ecossistema de inovação nacional, ao desenvolver tecnologias de ponta em áreas estratégicas para o país, como conectividade, internet das coisas, Inteligência Artificial e segurança cibernética”, afirma Paulo Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo da organização. “E representam uma conquista importante para a organização, que é resultado do esforço, do trabalho e da dedicação dos seus pesquisadores e de colaboradores de diversas áreas”, acrescenta.

VEJA TAMBÉM:  CPQD lança o seu podcast

Ao longo de seus 47 anos de existência, o CPQD acumulou um total de 662 depósitos de pedidos de patente, no Brasil e no exterior, e de 2.124 registros de programas de computador.

Sobre CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Relacionados

assinatura digital
Kryptus: Veja dicas para fazer compras online seguras

Compartilhe Siga no Google Notícias   Kryptus – Consumidor brasileiro é cada vez...

Padtec Proxxima Telecom
Padtec lança Smart Site, plataforma para gestão remota de sites de telecom

Padtec lança Smart Site, plataforma para gestão remota de sites de telecom Com...