CPQD e MedSênior desenvolvem aplicações usando blockchain
CPQD e MedSênior desenvolvem aplicações usando blockchain

CPQD e MedSênior desenvolvem aplicações para saúde usando blockchain e identidade digital descentralizada
Aplicações estão previstas no projeto 5G Saúde, que vem sendo desenvolvido no CPQD, com apoio do Funttel, visando atender desafios da saúde pública no país
O CPQD assinou um acordo de cooperação técnico-científica com a operadora de planos de saúde MedSênior e seu hub de inovação tecnológica MilSênior, com foco no desenvolvimento e validação de aplicações na área de saúde utilizando tecnologia blockchain e identidade digital descentralizada. Essas aplicações estão previstas no projeto 5G Saúde, que vem sendo conduzido pelo CPQD com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), do Ministério das Comunicações, com o objetivo de atender aos desafios da saúde pública no Brasil por meio do uso de tecnologias digitais.
O acordo com a MedSênior e MilSênior prevê o desenvolvimento de aplicações relacionadas ao prontuário eletrônico, envolvendo realização de consultas, prescrição digital de receitas e compra de medicamentos, pedidos e realização de exames e consulta de retorno, utilizando recursos de identidade digital descentralizada – como identificadores descentralizados e credenciais verificáveis. “Por se tratar de desenvolvimento baseado em protocolos padronizados, a solução irá permitir evoluções para a interoperabilidade com outras empresas de saúde suplementar e também com o SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma Andreza Lona, gerente de Soluções Blockchain do CPQD.
Uma das vantagens dessa interoperabilidade é o compartilhamento seguro de informações – cadastrais e médicas – do paciente, que tem o controle do acesso aos seus dados, graças ao uso da tecnologia de identidade digital descentralizada. A segurança do compartilhamento é garantida pela rede blockchain e os participantes dessa rede só têm acesso às informações com o consentimento do paciente, conforme os requisitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
O projeto 5G Saúde tem como foco o desenvolvimento de soluções de transformação digital para a saúde e a entrega de modelos validados para aprimorar políticas públicas nessa área. Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas aplicações baseadas em Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e 5G, além de blockchain e identidade digital descentralizada, para o armazenamento e compartilhamento dos dados sensíveis de pacientes de forma segura, descentralizada e alinhada à LGPD.
Sobre o CPQD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 48 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.