Comitê Nacional de Cibersegurança

CPQD – Projeto desenvolvido no Programa RDS-Defesa é premiado

Share:

Projeto desenvolvido no Programa RDS-Defesa é premiado em concurso voltado à inovação no setor de defesa nacional

Concurso i9 Defense reconheceu projeto inovador desenvolvido pelo CPQD no contexto desse programa, que vem sendo conduzido em parceria com o CTEx

Campinas, 20 de maio de 2024 – Um projeto desenvolvido no contexto do Programa Rádio Definido por Software para Defesa (RDS-Defesa), que vem sendo conduzido há mais de dez anos pelo CPQD em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), acaba de ser premiado no 1.º Concurso i9 Defense, criado com o objetivo de reconhecer empresas que desenvolvem produtos inovadores com aplicação no setor de defesa nacional. A premiação dos vencedores do concurso aconteceu durante o evento SC Expo Defense – Inovação e Tecnologia, realizado na semana passada, em Florianópolis.

Batizado de Forma de Onda Altas Taxas (FO-AT), o projeto premiado no concurso – com o 3.º lugar – teve início em 2022, como parte do Programa RDS-Defesa. Iniciativa do Ministério da Defesa, esse programa tem foco no desenvolvimento de equipamentos de rádio para uso militar, em várias versões, com tecnologia nacional e garantia de segurança e interoperabilidade para as comunicações táticas das Forças Armadas brasileiras. 

“No conceito de rádio definido por software, o hardware é reprogramável e de uso geral, enquanto a inteligência do processamento, que habilita funcionalidades específicas no rádio, está em uma pilha de software executada sobre o hardware, que recebe o nome de forma de onda”, explica Gustavo Correa Lima, gerente de Soluções de Conectividade do CPQD. Ele acrescenta que o CPQD tem sido o principal parceiro no desenvolvimento de soluções de forma de onda para o Programa RDS-Defesa – que conta com um laboratório exclusivo nas instalações da organização, em Campinas (SP).

VEJA TAMBÉM:  Com novos mantenedores e parceiros, ABCD reforça atuação em prol do setor

O projeto Forma de Onda Altas Taxas, desenvolvido em parceria com o CTEx, tem como finalidade produzir um software forma de onda multibanda de alto desempenho, para a faixa VHF/UHF, capaz de oferecer diversos serviços de comunicação de voz, dados e streaming de vídeo, em diferentes cenários operacionais de interesse das Forças Armadas. Entre os cenários previstos, destacam-se operações táticas urbanas, enlaces de comunicação entre viaturas terrestres e embarcações e até reconhecimento aéreo usando veículos aéreos não-tripulados (VANTs).

Com término previsto para o final deste ano, o projeto já concluiu o desenvolvimento da primeira versão da Forma de Onda Altas Taxas, que vem passando por ensaios de campo em Campinas e no Rio de Janeiro. “Os testes realizados têm demonstrado a viabilidade técnica e prática da solução para ser incorporada às tecnologias de comunicação de Defesa”, conclui Correa.


Sobre CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  CPQD - Tech com elas: importância da mulher no universo da tecnologia

Relacionados

Setor de energia
ANBC – Como a nova economia pode promover a inclusão dos “noholders”

ANBC – Como a nova economia pode promover a inclusão dos “noholders”  Discutido...

setor fotovoltaico
Pesquisa vai traçar panorama do setor fotovoltaico brasileiro

Pesquisa vai traçar panorama do setor fotovoltaico brasileiro Estudo do Mercado Solar promovido...