cpqd

CPQD – Startup AR Inovações é a vencedora do Match Connect Saúde

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

CPQD – Startup AR Inovações é a vencedora do Match Connect Saúde 

Campinas, 14 de junho de 2022 – Com uma solução para monitoramento da qualidade do ar e da água em ambientes como hospitais e clínicas, a startup AR Inovações Tecnológicas, de Palmas, Tocantins, foi a vencedora do Match Connect Saúde, programa conduzido pelo CPQD, Bosch e Faculdade São Leopoldo Mandic com o apoio da Baita Aceleradora. Cinco startups, que participaram da fase de pré-aceleração do programa, apresentaram seus projetos de produto mínimo viável (MVP) à comissão de avaliação, que escolheu a solução vencedora.

“Mais do que o resultado final, é importante ressaltar que foi uma jornada muito rica para todos os envolvidos nessa iniciativa”, afirma Maurício Casotti, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes e Saúde 4.0 do CPQD. “O feedback das startups de que o programa abriu algumas portas, ajudou a melhorar seus modelos de negócios ou sua visão do mercado, por exemplo, foi um prêmio para nós, parceiros no Match Connect Saúde”, acrescenta.

Criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais na área de saúde, o programa foi dividido em etapas e contou com recursos tecnológicos proporcionados pelo CPQD e pela Bosch, além de sessões de mentoria técnica, com especialistas em saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic, e de negócios, com a Baita Aceleradora. Na fase de pré-aceleração, os MVPs desenvolvidos pelas cinco startups foram testados e validados em ambiente externo real, proporcionado pela São Leopoldo Mandic.

“Foi um programa excepcional para nós, startups, que tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto com a área de engenharia da Bosch, o pessoal do CPQD, receber mentoria da Baita e ainda testar o MVP em um espaço físico real”, enfatiza Alex Martins, fundador e responsável técnico da AR Inovações Tecnológicas. Em sua apresentação à comissão de avaliação, ele lembrou que a má qualidade da água ou do ar é um dos fatores responsáveis pelos casos de infecção hospitalar que atingem muitas das internações no país.

VEJA TAMBÉM:  Fintechs Addi e VERT são novos membros da ABCD

A solução da AR Inovações Tecnológicas atende a uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde para enfrentar esse desafio: o monitoramento da qualidade do ar e da água, por meio de uma aplicação de Internet das Coisas (IoT). As tecnologias utilizadas para isso foram uma placa NB-IoT e a plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPQD e usada na análise e processamento das informações. Segundo Martins, o MVP foi testado em ambiente odontológico, monitorando dados em tempo real em duas unidades da Faculdade São Leopoldo Mandic localizadas em Brasília e em Curitiba. O próximo passo da startup é integrar à solução a plataforma de Inteligência Artificial (PlatIA), também desenvolvida pelo CPQD.

As outras startups que participaram da fase de pré-aceleração do Match Connect Saúde foram a GeneS, a Salutho, a Siklee e a wconnect. Estas foram as propostas apresentadas no Demo Day realizado no dia 7 de junho:

  • GeneS – Projeto G-Mask, máscara baseada em nanotecnologia com proteção UV e eficiência de 99% contra infecções
  • Salutho – Plataforma móvel de prontuário eletrônico, entrega de medicamento e assistência médica
  • Siklee – Plataforma de gestão de atestados médicos para empresas, utilizando a PlatIA na análise de modelos preditivos e padrões de absenteísmo de colaboradores
  • wconnect – Aplicativo móvel conectado a dispositivos vestíveis (wearables) para monitoramento de batimentos cardíacos, qualidade do sono, entre outros dados, com possibilidade de integração ao Simples ID, carteira digital de saúde baseada em blockchain, e compartilhamento de dados com o médico.

A startup vencedora do Match Connect Saúde terá à sua disposição recursos tecnológicos – como a plataforma para AIoT (IA e IoT) do CPQD – para continuar a evolução de seu MVP e, ainda, será avaliada para ingresso no programa de aceleração do Hub Mandic.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 45 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

VEJA TAMBÉM:  Sisfóton quer fortalecer o ecossistema de fotônica no Brasil

Sobre a Bosch

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br,

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria “Tecnologia para a Vida”. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software. Mais informações:  www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse 

VEJA TAMBÉM:  CPQD: SemeAr conquista prêmio para redes privativas na categoria agro

Sobre o HUB Mandic

O Hub Mandic é uma célula de inovação em saúde, com o propósito de conectar e desenvolver startups da área da saúde (healthtechs) junto ao Ecossistema Mandic, fomentando a inovação e o empreendedorismo dentro e fora de sua comunidade.

Como integrante do Grupo, o Hub Mandic conta com um dos maiores e mais modernos ecossistemas de saúde do Brasil. Suas duas unidades físicas estão localizadas dentro da Faculdade São Leopoldo Mandic – considerada uma das melhores instituições de ensino do país – em Campinas e em Araras, no Estado de São Paulo. Essas unidades atuam nas frentes de apoio à Startups, Pesquisa, Incentivo ao Empreendedorismo e Conteúdos.

O Programa Startup Growth Lab configura-se como um dos principais programas do Hub Mandic, que consiste em desenvolver, a 4 mãos, teses de negócios robustas para startups da área da saúde, usando uma metodologia personalizada e um processo flexível. 

Relacionados

SÃO BERNARDO RECEBE CINEMA ITINERANTE

SÃO BERNARDO RECEBE O CINEMA ITINERANTE, UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS...

setor fotovoltaico
Pesquisa vai traçar panorama do setor fotovoltaico brasileiro

Pesquisa vai traçar panorama do setor fotovoltaico brasileiro Estudo do Mercado Solar promovido...