CPQD

CPQD torna-se nó validador da rede global Sovrin para identidade digital

Share:

 

Campinas, 25 de junho de 2019 – O CPQD acaba de se tornar o novo nó validador da rede mundial Sovrin – uma rede blockchain permissionada voltada para aplicações de identidade digital autossoberana. O anúncio global foi feito nesta segunda-feira, 24/06, pela Sovrin Foundation, organização internacional sem fins lucrativos que administra a rede Sovrin.

“Como Steward dessa rede, temos a função de manter um nó dela operando no Brasil, para participar da validação das transações executadas”, afirma Fernando Marino, líder técnico em Blockchain do CPQD. Ele explica que a validação da transação só ocorre com o consenso de todos os nós (Stewards) da rede – o que exige que, para assumir esse papel, a instituição seja confiável e tenha boa reputação como corporação.

Marino observa que um dos grandes desafios da internet, atualmente, está na questão da certificação da identidade digital de pessoas. “A arquitetura original da internet não contemplou processos seguros de identificação de pessoas. A identidade digital autossoberana, ou descentralizada, baseada em blockchain, é a grande disruptura tecnológica e de negócio para resolver esse desafio”, conclui Fernando Marino.

O CPQD é o segundo nó validador da Sovrin no Brasil – o único 100% nacional. “Esse anúncio reforça o nosso interesse no tema identidade digital autossoberana, que está totalmente alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados e ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia”, enfatiza José Reynaldo Formigoni Filho, gestor de Soluções Blockchain do CPQD.

De acordo com o conceito de identidade digital autossoberana, o próprio dono (holder) da identidade digital é o responsável pelo controle e gestão dos seus dados. E isso inclui não só dados pessoais básicos, mas também informações sobre seus relacionamentos com outras pessoas, empresas e até coisas. “É o usuário no controle dos seus dados”, conclui Formigoni.

VEJA TAMBÉM:  Provenir: Alpop movimenta quase R$ 100 mi em locação de imóveis

Atualmente, cerca de 60 organizações em todo o mundo contribuem para o suporte à rede Sovrin, permitindo a utilização de identidade digital autossoberana por um ecossistema diverso e global. A rede Sovrin utiliza o framework Hyperledger Indy, uma das ferramentas do Hyperledger Project, mantido por The Linux Foundation e do qual o CPQD é um membro associado.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P&D, que é a base para inovação em suas apostas estratégicas no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD é apaixonado pela tecnologia que gera progresso e promove o bem-estar da sociedade.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

 

Relacionados

ABCD
ABCD é eleita para o conselho deliberativo da estrutura de governança do Open Banking

Atuando ativamente desde as primeiras discussões que buscavam viabilizar o Open Banking no...

Risco de fraude contra instituições financeiras aumenta na Black Friday

Risco de fraude contra instituições financeiras aumenta na Black Friday, alerta Provenir Uso...