Cyxtera-Golpe cibernético: 5 atitudes após ser vítima de uma fraude online

Share:

 

Cyxtera

Golpe cibernético: 5 atitudes vitais após ser vítima de uma fraude online

Dicas são dos especialistas da Cyxtera

São Paulo, 1º de agosto de 2019: As ameaças digitais estão cada dia mais avançadas e presentes tanto na vida das pessoas quanto na rotina das empresas. Mensagens não solicitadas, sites suspeitos, e-mails com links desconhecidos podem gerar uma série de problemas. Provedora de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas, a Cyxtera aponta que uma estratégia de proteção contra riscos digitais é fundamental.

“Isso incluiria o uso de uma solução que monitora sites para encontrar páginas de phishing e implementar uma política DMARC (Autenticação, Relatório e Conformidade de Mensagens Baseada em Domínio). Autenticação multifator, proteção por senha e antivírus são básicos”, afirma Michael Lopez, VP e gerente-geral de Total Fraud Protection da Cyxtera.

No entanto, se o ataque se consumou, há medidas que devem ser tomadas imediatamente. “São atitudes que têm potencial para diminuir o impacto de alguns dos golpes cibernéticos mais  frequentes, como o phishing, por exemplo”, aponta Lopez.

  1. Desconecte seu dispositivo da internet: ao negar o acesso ao sistema, é possível evitar mais dados;
  2. Altere senhas: como é possível que o dispositivo esteja infectado, é importante fazer a alteração de senhas;
  3. Proteja-se: execute seu programa antivírus;
  4. Atenção às fraudes de identidade: monitore suas contas bancárias e cartão de crédito para checar se houve alguma movimentação estranha. Vale até informar para as instituições a ocorrência de um crime cibernético;
  5. Relate o crime: se houve uma tentativa de phishing por meio de e-mail corporativo, a equipe de segurança ou de TI da empresa deve ser avisada. Se veio de um site, entre em contato e relate o evento.

Cyxtera

Sobre a Cyxtera Technologies

A Cyxtera Technologies é uma provedora líder de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas por meio de todos os dispositivos, canais e serviços na nuvem. Nossa linha de produtos abrange desde proteção contra ameaças digitais e navegação segura até autenticação multifatorial e detecção de transações anômalas, oferecendo um único destino para múltiplos serviços de prevenção contra fraudes. As atividades online de mais de 125 milhões de usuários em 460 empresas de serviços financeiros, empresas de segurança, cadeias de varejo, companhias aéreas e outras entidades em todo o mundo estão protegidas pela plataforma Proteção Total contra Fraude® da Cyxtera.

Relacionados

Padtec
Aumento no consumo de dados estimula investimentos de clientes da Padtec

Aumento no consumo de banda para dados estimula investimentos de clientes da Padtec...

Cadastro Positivo
Cadastro Positivo pode aumentar a arrecadação de impostos estaduais em SP

Em vigor a partir de 9 de julho, novo Cadastro Positivo pode aumentar...