Comitê Nacional de Cibersegurança

Equipamento para área médica desenvolvido pelo CPQD é lançado

Share:

Equipamento para área médica desenvolvido em parceria com a Unidade EMBRAPII CPQD é lançado no mercado internacional

Life Surgery Box está sendo apresentado pela startup Rilap em feiras do setor realizadas na Alemanha e nos Estados Unidos

Campinas, 16 de novembro de 2023 – Neste mês de novembro, o Life Surgery Box, um equipamento inovador desenvolvido pela startup Rilap em parceria com o CPQD, será um dos produtos em destaque na exposição MEDICA Düsseldorf 2023, que acontece entre os dias 13 e 16, na Alemanha. Trata-se de mais uma etapa do lançamento internacional do produto pela Rilap, empresa responsável por levar ao mercado essa inovação – 100% brasileira – que é fruto de um projeto bem-sucedido conduzido com o apoio da EMBRAPII e do Sebrae.

O Life Surgery Box é um dos exemplos de resultado da atuação da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que em setembro completou 10 anos celebrando a estruturação de um ecossistema de inovação no país, que hoje conta com 96 unidades credenciadas em várias áreas de aplicação. O CPQD é uma delas: foi credenciado em 2014 e, em 9 anos de atuação como Unidade EMBRAPII, já desenvolveu mais de 110 projetos com 90 empresas de portes diferentes – de startups a grandes organizações -, com um investimento total acumulado da ordem de R$ 168 milhões.

“Uma das vantagens do modelo de atuação da EMBRAPII é a agilidade e flexibilidade na contratação de projetos junto às suas unidades credenciadas, além do apoio de recursos não reembolsáveis que, conforme o projeto, pode chegar a até 50% do seu custo de desenvolvimento. Isso tem ajudado pequenas e grandes empresas de vários segmentos a desenvolver novas soluções para desafios tecnológicos distintos e acelerado o lançamento dessas inovações no mercado”, afirma Antonio Marini, coordenador técnico da Unidade EMBRAPII CPQD. “Além disso, o programa da EMBRAPII permite apoiar projetos de startups, e também de grandes empresas (em parceria com o BNDES), até o nível de maturidade tecnológica 9, que é a fase do produto considerada comercial”, acrescenta.

VEJA TAMBÉM:  Projeto do CPQD, produtores poderão cultivar embaixo de usinas solares

Esse foi o caso do Life Surgery Box, equipamento baseado no mesmo conceito da caixa preta que registra os dados de voo: todas as informações de um procedimento cirúrgico são gravadas em um único arquivo de vídeo, em tempo real. Ele capta, registra, sincroniza, integra e armazena os dados provenientes de câmera endoscópica cirúrgica, câmera ambiente com áudio, monitor de sinais vitais e da anestesia. O vídeo pode ser exportado para a nuvem, rede interna ou saída USB. O equipamento permite organizar os diversos dados e informações gerados durante o ato cirúrgico, proporcionando uma análise e avaliação crítica que contribui para o aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas, o ensino médico e a segurança do paciente, entre outras vantagens. Além disso, os dados gerados são protegidos por um sistema de criptografia avançado, além do Face Blur (software que evita a identificação visual do paciente e da equipe médica).

O desenvolvimento do Life Surgery Box começou em agosto de 2018, com a concepção e projeto de hardware, mecânica e software, realizados pela Unidade EMBRAPII CPQD. No decorrer do ciclo 1, que abrange até o nível 6 de maturidade tecnológica (TRL, na sigla em inglês), o projeto passou por aprimoramentos e a incorporação de novas funcionalidades. Já no ciclo 2, o equipamento teve um lote piloto fabricado (pelo FIT: Instituto de Tecnologia) e seu lançamento nos mercados nacional e internacional. No Brasil, foi apresentado na Feira Hospitalar, realizada em maio; na MEDICAL Fair Brasil, em setembro, e no Congresso Nacional dos Hospitais Privados – CONAHP, em outubro. No exterior, foi exibido na Expo Hospitalar de Santiago, no Chile, realizada em setembro; na HLTH 2023, feira de inovação em saúde que aconteceu em outubro, em Las Vegas, e na MEDICA Trade Fair, de Düsseldorf, em novembro.

VEJA TAMBÉM:  Novo projeto do CPqD utiliza blockchain para identidade digital de pessoas e coisas

 

Sobre CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Relacionados

CPQD
CPQD torna-se membro do consórcio Open Networking Foundation

Compartilhe Siga no Google Notícias   CPQD torna-se membro do consórcio Open Networking...

CPQD
CPQD passa a integrar rede de parceiros do INESC P&D Brasil

CPQD passa a integrar rede de parceiros do INESC P&D Brasil Campinas, 12...