Furukawa

Furukawa lança solução de monitoramento da qualidade de redes ópticas

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

Furukawa lança solução de gestão e monitoramento da qualidade de redes ópticas 

Voltada ao mercado de operadoras e ISPs, plataforma EyON inclui sensores instalados na rede e módulos de software na nuvem, disponíveis no modelo SaaS

 

São Paulo, 1.º de novembro de 2022 – As novas redes móveis 5G que estão entrando em operação no país deverão trazer um aumento expressivo (da ordem de milhões) da quantidade de dispositivos conectados à internet, transmitindo os mais diversos tipos de dados em tempo real. Nesse cenário, a disponibilidade das redes de fibra óptica – que dão suporte ao 5G – ganha importância ainda maior, assumindo um papel fundamental para o sucesso das aplicações baseadas na nova tecnologia móvel.

Com o objetivo de ajudar operadoras e provedores de serviços de internet (ISPs) a enfrentar esse desafio, a Furukawa Electric LatAm está lançando a solução EyON, plataforma de software na nuvem voltada à gestão e monitoramento da qualidade da rede, que pode ser contratada no modelo de software como serviço (SaaS). “Atualmente, 60% dos investimentos feitos por operadoras e ISPs estão concentrados na construção, operação e manutenção de redes de fibra óptica”, afirma Mariana Balan, coordenadora da área de Engenharia de Produtos IoT e de Energia da empresa

Ela explica que esse mercado é o foco inicial da solução EyON – que, no futuro, estará disponível também para outros segmentos. Totalmente desenvolvida no Brasil pela Furukawa, a plataforma oferece recursos destinados a facilitar desde o projeto e construção de redes ópticas até sua operação e expansão, incluindo o sensoriamento, inventário dos produtos e serviços e o rastreamento das instalações. “O software, armazenado em nuvem, gerencia e monitora tudo, concentrando em um único lugar todas as informações que chegam em tempo real”, ressalta Mariana.

VEJA TAMBÉM:  Premiação do Furukawa Electric Awards será em 1.º de dezembro

A solução é constituída de quatro módulos, que podem ser contratados em separado, conforme as necessidades do cliente – que paga pelo seu uso. Um dos módulos é o de sensoriamento da rede, que consiste na alocação de sensores instalados dentro das caixas de emendas. Segundo Mariana, estão disponíveis dois tipos de sensores, que se comunicam com a plataforma via rede LoRA: acelerômetro/luminosidade, que indica movimento e se a caixa encontra-se fechada corretamente, e sensor de potência da fibra óptica, que indica eventuais degradações da fibra. “Esse módulo IoT permite a redução dos custos de operação e, também, a diminuição do tempo de reparo/manutenção (SLA), uma vez que possibilita a identificação de eventuais problemas na rede”, explica Mariana. 

Daniel Blanco, gerente de Inovação e Vendas Técnicas da Furukawa Electric LatAm, acrescenta que o sistema EyON traz para o mercado a nova geração de redes ópticas – as redes monitoradas com precisão e em tempo real. “Com essas informações, conseguimos entregar aos nossos clientes dados importantes sobre o negócio dele. A combinação de sensoriamento e gestão de dados permite estruturar as informações e gerar insights sobre a performance do negócio dos nossos clientes. Em um dos módulos de software, usamos um mapa de calor que indica, por exemplo, áreas em que houve mais problemas durante um período de tempo, ou que necessitam de ampliação de portas, ou ainda áreas em que a qualidade da rede está melhor, ou degradou”, destaca Blanco. 

Ele acrescenta que também é possível reduzir o tempo de identificação de problemas na rede, que normalmente pode ultrapassar 3 horas, para apenas um minuto. “E ainda com a vantagem de maior precisão na informação, com a localização da área onde ocorre o problema”, enfatiza. Segundo Blanco, esse é um dos recursos proporcionados pelo módulo OSP Live Data. Já o módulo Tracking permite o rastreamento de elementos/ativos de rede desde a chegada até a instalação, de modo a evitar desvios e perdas e facilitar processos de auditoria.

VEJA TAMBÉM:  Atleta patrocinado pela Furukawa treina para competição regional de Futebol de 5

A solução EyON já está sendo utilizada no Brasil, por uma operadora de rede neutra que está instalando cerca de 4 mil sensores em mais de 30 cidades. Além disso, é o foco de  várias provas de conceito conduzidas por operadoras e ISPs com atuação no país – e também na América Latina.

 

Sobre a Furukawa Electric LatAm

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.  

Mais informações: www.furukawalatam.com

Relacionados

empreendedorismo negro
Prazo para participar dos editais da BrazilFoundation termina dia 30

Prazo para envio de propostas aos editais de Empreendedorismo Negro e de Equidade...

Security Leaders
ADT moderniza monitoramento com inteligência artificial

ADT moderniza monitoramento e segurança patrimonial com inteligência artificial Com uma proposta de...