Furukawa

Furukawa: novo hospital do grupo Mater Dei ganha gestão inteligente da rede

Share:

Com soluções Furukawa, novo hospital do grupo Mater Dei ganha gestão inteligente da rede, mais segurança e alta disponibilidade

O hospital Mater Dei Betim-Contagem, inaugurado em janeiro deste ano, foi concebido seguindo as premissas das demais unidades da rede de saúde Mater Dei: alta qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes, com a utilização de tecnologias avançadas, e preocupação com a sustentabilidade. Para atender esses requisitos, a instituição adotou soluções Furukawa que garantem alta disponibilidade, segurança e confiabilidade à sua infraestrutura de comunicação, implantada a partir de  um projeto inovador que rendeu ao hospital Mater Dei Betim-Contagem o prêmio Furukawa Electric Awards – na categoria Enterprise.

Um dos diferenciais do projeto foi a implantação da solução DataWave Furukawa, que permite a gestão inteligente e centralizada da infraestrutura física do data center do hospital. Instalada na unidade Betim-Contagem, a solução de gerência está integrada à rede do hospital Mater Dei Contorno, de Belo Horizonte, que também utiliza infraestrutura Furukawa. “Os dois sites, localizados a 35 quilômetros de distância um do outro, estão sendo gerenciados a partir de um único sistema centralizado”, explica Rafaela França, superintendente de Infraestrutura e Tecnologia do grupo Mater Dei. “Isso proporciona uma visão centralizada dos ativos e garante alta disponibilidade e segurança na comunicação, que se reflete na entrega de serviços de qualidade para o cliente”, acrescenta.

Com uma interface intuitiva e controles automatizados, o software da solução DataWave provê fácil visualização das informações – por meio de dashboards, gráficos 3D, etc. Para a equipe de gestão da rede, esses recursos propiciam segurança na operação da rede, ganho de tempo, agilidade na descoberta de falhas, otimização e, consequentemente, maior produtividade.

VEJA TAMBÉM:  SÃO JOÃO DA BARRA RECEBE CINEMA ITINERANTE

Além da solução DataWave, o hospital Mater Dei Betim-Contagem instalou cabeamento estruturado Furukawa, capaz de suportar suas aplicações de missão crítica e de manter seus sistemas de informação e serviços de telecomunicações no nível máximo de funcionamento, mantendo sempre a segurança. A preocupação com a sustentabilidade ambiental levou à escolha de soluções green – os cabos GigaLan MAX Green Cat.6 e Cat.6A. “A busca por tecnologias sustentáveis, como iluminação led e de reutilização da água, por exemplo, é um requisito importante na rede Mater Dei”, afirma Rafaela.

A nova unidade do grupo conta com aproximadamente 6.600 pontos de rede, distribuídos entre leitos, ambulatório, pronto socorro, administração e outras áreas do hospital. Além de cabos de cobre, o projeto – implantado pelo integrador Uptec Construção e Tecnologia – também incluiu o uso de solução pré-conectorizada Furukawa em fibra óptica que suporta conexões de 40 Gbps e 100 Gbps atualmente e, no futuro, de 400 Gbps. Essas conexões são utilizadas, principalmente, na transmissão de imagens para diagnóstico médico – como raio-X e tomografia – que têm alta definição e não podem sofrer atraso (delay).

A nova unidade do grupo conta com aproximadamente 6.600 pontos de rede, distribuídos entre leitos, ambulatório, pronto socorro, administração e outras áreas do hospital. Além de cabos de cobre , o projeto – implantado pelo integrador Uptec Construção e Tecnologia – também incluiu o uso de solução pré-conectorizada Furukawa em fibra óptica capaz de conexões hoje de 40 Gbps e 100 Gbps e futuramente 400 Gbps. Essas conexões são utilizadas, principalmente, na transmissão de imagens para diagnóstico médico – como raio-X e tomografia – que não podem sofrer atraso (delay) e tem alta definição.

VEJA TAMBÉM:  Programa Trainee Furukawa está com inscrições abertas até 11 de outubro

“Com esse projeto, temos uma rede à prova de futuro, que atende às nossas necessidades atuais e, ainda, está preparada para suportar aplicações que nem existem”, conclui Rafaela.

Relacionados

ANBC, Quod, ABCD
Expansão do crédito deve ficar na casa dos 7%, aponta estimativa da ANBC

Expansão do crédito deve ficar na casa dos 7% neste ano, aponta estimativa...

fotovoltaicos
INMETRO amplia escopo dos ensaios de componentes de sistemas fotovoltaicos

Compartilhe INMETRO amplia escopo dos ensaios de componentes de sistemas fotovoltaicos realizados no...