energia solar

Greener: Previsibilidade de custos impulsionam oportunidades no setor solar

Share:

Previsibilidade de custos e sustentabilidade impulsionam autoprodução de energia e geram oportunidades de empreendimentos no setor solar

Consultoria estratégica e valuation de ativos são fundamentais para entender a viabilidade dos projetos, a fim de orientar investidores e financiadores sobre as melhores tomadas de decisão

São Paulo, 17 de agosto de 2023 – Conforme aumenta a demanda no Mercado Livre de Energia – uma vez que essa categoria permite preço, reajuste, prazos e formas de pagamento negociáveis –, cresce o interesse de setores pela autoprodução de energia como alternativa para empresas com alto nível de consumo energético que buscam reduzir seus custos.

O investimento em fontes renováveis, como a solar, que lidera esse avanço, traz ainda benefícios com menores impactos ambientais na geração de energia, o que possibilita o alinhamento às iniciativas e metas de sustentabilidade.

A despeito da redução de custos com encargos, o que possibilita maior competitividade em relação aos tradicionais contratos bilaterais de compra e venda de energia (PPAs), o modelo de autoprodução de energia demanda uma estruturação mais sofisticada, o que requer uma validação bastante criteriosa dos fundamentos do empreendimento. Portanto, uma consultoria estratégica é essencial para entender o perfil do consumidor e a eventual viabilidade financeira do projeto.

“Tendo em vista os benefícios e riscos da autoprodução de energia solar, é importante investigar detalhadamente como tudo isso se transforma em potencial investimento e retorno para o consumidor”, explica Marcio Takata, CEO da Greener, empresa de inteligência de mercado especializada no setor fotovoltaico.

Seguindo o caminho da autoprodução, a White Martins, maior empresa de gases industriais e medicinais da América do Sul, conta com geração própria de energia solar desde abril. O projeto, feito em parceria com a Eneva, foi iniciado em 2019 e contou com a consultoria da Greener para validação das premissas técnicas e da viabilidade financeira do empreendimento. O parque fotovoltaico, localizado em Juazeiro (BA), será responsável por 25% do consumo energético da empresa, visando atender, principalmente, à demanda por gases verdes. “Passaremos a ter energia renovável na maioria de nossas unidades industriais e, com isso, vamos aumentar a oferta de produtos sustentáveis para os nossos clientes”, comenta Christiano Heffer, gerente de Energia da White Martins.

VEJA TAMBÉM:  The smarter E: evento aponta mais um ano recorde para as renováveis no país

“À medida que a abertura de mercado avança, a tendência é vermos cada vez mais investimentos expressivos sendo estruturados no Brasil. As grandes empresas que estão apostando na autoprodução energética a partir de fontes renováveis não apenas alcançam melhor gerenciamento de custos e maior previsibilidade, como também contribuem para a aceleração no desenvolvimento de uma economia mais sustentável”, acrescenta Takata.

Paralelamente à expansão do modelo de autoprodução, o mercado fotovoltaico também tem se movimentado com as transações de fusão e aquisição entre empresas e usinas. Combinando expertise técnica, regulatória, relacionamento e confiança do setor, a consultoria estratégica da Greener também orienta desenvolvedores, investidores e financiadores a identificarem e se conectarem às melhores oportunidades de negócios. Por meio do valuation, processo que permite uma compreensão aprofundada do valor econômico do empreendimento, é possível mitigar riscos no processo de transação ou financiamento de ativos solares, auxiliando na melhor tomada de decisão.

Aos interessados em saber mais sobre a importância do valuation de ativos solares para o sucesso de seus empreendimentos, a Greener estará com seu time de especialistas na Intersolar South America 2023, de 29 a 31 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Visite-os no estande B7.110, no pavilhão azul (em frente ao Auditório Intersolar).

A Greener também realizará no próximo dia 22 (terça), às 10h, um webinário gratuito que abordará as últimas tendências em fusões e aquisições e transações de ativos, analisando os principais fatores de avaliação de ativos fotovoltaicos de GD, projetos greenfield ou operacionais, além de destacar os riscos e oportunidades no mercado brasileiro. As inscrições podem ser feitas aqui: https://www.greener.com.br/posts/webinars/transacoes-de-ativos-agosto/

 

Sobre a Greener
Fundada em 2007, a Greener é uma empresa de assessoria e inteligência de dados especializada no setor de energia solar fotovoltaica, apoiando empreendedores e investidores na busca das melhores estratégias para potencializar oportunidades e resultados, contribuindo assim para o processo de transição energética. A Greener assessora as empresas no desenvolvimento de empreendimentos fotovoltaicos oferecendo consultoria estratégica, pesquisas de mercado, auditoria de projetos e empresas, otimização de investimentos, certificação de projetos e empresas, assessoria técnica, financeira e regulatória, além de realizar palestras e eventos para o setor.

VEJA TAMBÉM:  Oportunidades de investimentos marcam debates do Greener Summit 2023

Relacionados

Furukawa
Soluções Furukawa dão suporte aos serviços de novo resort do Grupo Tauá

Compartilhe Siga no Google Notícias   Soluções Furukawa dão suporte aos serviços de...

Furukawa
Provedor da Bahia aposta em soluçã da Furukawa para expandir sua rede

Compartilhe Siga no Google Notícias Provedor da Bahia aposta em solução pré-conectorizada da...