sociedade civil

Isabel Clavelin comandará fundo de empreendedorismo negro da BrazilFoundation

Share:

Isabel Clavelin comandará fundo de empreendedorismo negro da BrazilFoundation

Com 18 anos de experiência, a jornalista, Mestra e Doutora em Comunicação conta com passagens em órgãos da ONU e do governo federal

 

São Paulo, 19 de setembro de 2022 – Apoiar movimentos socioeconômicos e de direitos da população negra no Brasil, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do empreendedorismo negro no País e colaborando para o enfrentamento do racismo institucional e sistêmico. Esse é o objetivo do Fundo de Empreendedorismo Negro da BrazilFoundation, que acaba de anunciar Isabel Clavelin como sua gerente.

Em 2021, a BrazilFoundation investiu um total de R$ 22,2 milhões em 164 organizações da sociedade civil em todas as regiões do país. Com ampla expertise em filantropia estratégica, que consiste no investimento social sistemático e monitoramento de longo prazo, a BrazilFoundation oferece suporte a empresas e instituições interessadas em contribuir com a transformação social do Brasil. A entidade se destaca por viabilizar diferentes fundos de doações e parcerias estratégicas que possibilitam eficiência e transparência.

“Não é mais possível se falar em responsabilidade social, investimento social e, sobretudo, em políticas ESG sem considerar o racismo como estruturante das desigualdades e a questão da equidade racial como eixo estratégico em ações e medidas do setor privado, sociedade civil organizada e do Estado. Devemos fomentar o empreendedorismo negro de forma organizada, contínua, voltada à expansão dos negócios de negras e negros e com o apoio de nossas parcerias”, defende Isabel.

“A BrazilFoundation pensa de maneira sistemática sobre esse tema, e com a criação do Fundo Empreendedorismo Negro queremos reconhecer e valorizar o papel da população negra para o desenvolvimento sustentável da economia do país”, completa Rebecca Tavares, CEO da ONG.

VEJA TAMBÉM:  BrazilFoundation registra arrecadação recorde de quase US$ 9 mi em 2021

Com 18 anos de experiência nos setores público, privado e de cooperação internacional, Isabel foi assessora de comunicação da ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; e assessora de imprensa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República.

Isabel possui mestrado e doutorado em Comunicação pela UnB. Foi docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Serviço Social da Universidade Católica de Brasília. Como voluntária, colaborou em organizações de movimentos de mulheres negras no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

 

Sobre a BrazilFoundation

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Tem como princípio a promoção da filantropia estratégica ao selecionar e investir em organizações da sociedade civil de forma a gerar resultados de impacto sistêmico.

Neste ano, o foco da fundação está na promoção de doações multianuais em áreas prioritárias, no fortalecimento institucional das OSCs apoiadas, geração de informação sobre iniciativas de equidade e na contribuição para a formação de lideranças sociais transformadoras capazes de incentivar um diálogo nacional sobre acesso, equidade e participação. A BrazilFoundation é uma organização não-governamental que oferece incentivos fiscais aos doadores nos Estados Unidos com base na lei de imposto de renda americana (Seção 501 (c) (3). EIN 13-4131482.

Sobre a Rede

Criada em 2012, a Rede de Filantropia para a Justiça Social reúne fundos e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário. A organização tem por propósito promover e diversificar uma cultura filantrópica no Brasil que garanta e amplie os recursos para a justiça social. Integram o quadro de sócios fundadores as seguintes organizações membros: Fundo Baobá, Fundo Elas+, Fundo Brasil, Fundo Casa Socioambiental, ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis), Instituto Baixada, Fundo Positivo, Casa Fluminense, ISPN (Instituto Sociedade População e Natureza), Redes da Maré, iCS (Instituto Clima e Sociedade), FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental), Tabôa, Instituto Procomum, Fundo Agbara e BrazilFoundation.

VEJA TAMBÉM:  BrazilFoundation e Rede Comuá se unem para criar videocast

Relacionados

Furukawa
Furukawa promove premiação virtual de canais que foram destaque em 2019

Compartilhe Furukawa promove premiação virtual de canais que foram destaque em 2019 São...

Padtec Proxxima Telecom
Padtec encerra primeiro semestre de 2021 com crescimento de 63,7%

Padtec encerra primeiro semestre de 2021 com crescimento de 63,7% Desempenho da empresa...