kryptus

Kryptus fornecerá novo sistema de carimbo de tempo da ICP-Brasil

Share:

Compartilhe

Siga no Google Notícias

 

Kryptus fornecerá novo sistema de carimbo de tempo da ICP-Brasil

Empresa líder em criptografia será responsável pelo fornecimento do sistema que irá abrigar o novo protocolo de carimbo de tempo

 

São Paulo, 4 de março de 2021 A Kryptus, multinacional brasileira que desenvolve soluções de criptografia e segurança cibernética, foi a vencedora da licitação realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), ligado à Casa Civil, para o fornecimento do sistema que irá abrigar o novo protocolo de carimbo de tempo, tecnologia que, uma vez aplicada a um documento, certifica sua existência numa determinada data e hora, dando validade legal ao mesmo.

De acordo com o ITI, o novo protocolo de carimbo de tempo digital trará uma série de inovações em relação ao sistema atual. Além de incorporar a tecnologia de blockchain, que fará o registro de todos os dados de sincronismo e o registro das assinaturas de carimbo de tempo, o sistema será interoperável, baseado em padrões abertos, eliminando assim a dependência tecnológica vertical existente hoje dentro da ICP-Brasil, órgão que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual de pessoas físicas e jurídicas.

“Indiscutivelmente, essa nova arquitetura do sistema vai democratizar e ajudar a acelerar a adoção das tecnologias relacionadas aos certificados digitais no Brasil, facilitando a rastreabilidade e a segurança dos dados”, enfatiza o CEO da Kryptus, Roberto Gallo. Ele observa que o novo carimbo do tempo irá também facilitar as operações, já que haverá a separação entre sincronismo e auditoria de tempo, sem a dependência do processo de auditoria, com o uso de padrões abertos.

Segundo Gallo, o novo carimbo de tempo digital vai contribuir ainda para a expansão do número de Autoridades Certificadoras de Tempo (ACTs), entidades responsáveis pela emissão de carimbos de tempo, credenciadas pela ICP-Brasil. “Isso deve aumentar a competitividade no mercado de certificação digital e melhorar a qualidade dos serviços.”

VEJA TAMBÉM:  Kryptus obtém certificação ISO 27001 para suas operações

A Kryptus será responsável também pelo fornecimento de equipamentos do tipo “sistema de carimbo de tempo (SCT)” e “sistema de auditoria e sincronismo (SAS)”, homologados conforme as normas da ICP-Brasil. O prazo previsto para a conclusão do projeto é de seis meses.

Membro da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) — entidade que participa da formulação das políticas públicas para o setor — a Kryptus hoje já lidera o mercado de soluções customizáveis de criptografia e cibersegurança no segmento de certificação digital.

 

Sobre a Kryptus

A Kryptus é uma multinacional brasileira provedora de soluções de criptografia e segurança cibernética altamente customizáveis, confiáveis e seguras para aplicações críticas, com foco na entrega de serviços de alto nível para resolução das missões de seus clientes. Fundada em Campinas (SP), em 2003, atua hoje nos setores público e privado dos mercados do Brasil, LATAM, Europa, Oriente Médio e África, sendo reconhecida pelo Ministério da Defesa do Brasil com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, além de contar com selo Gartner Cool Vendor.

Relacionados

Provenir nomeia Andres Elizondo como Chief Financial Officer

Provenir nomeia Andres Elizondo como Chief Financial Officer Anúncio reflete o compromisso da...

ransomware
Quod lista cinco desafios do setor financeiro no combate às fraudes

Conscientização digital, escassez de profissionais e compartilhamento de casos confirmados de fraude entre...