cidades inteligentes

Livro com casos globais de cidades inteligentes é destaque em congresso

Share:

SmartCities Mundi relança “Bright Green Book” e apresenta prévia dos projetos de cidades inteligentes selecionados para o próximo livro da série

Publicação, que reúne iniciativas inspiradoras e sustentáveis, é um dos destaques do congresso virtual que ocorre entre os dias 20 e 22 deste mês

São Paulo, 17 de junho de 2022 – Algumas das iniciativas mais inspiradoras de cidades inteligentes serão apresentadas no SmartCities Mundi, congresso virtual e gratuito que ocorre entre os próximos dias 20 e 22. Um dos painéis do evento será dedicado ao relançamento do primeiro volume de Bright Green Book, o Livro Verde do Século 21, publicação do Fórum das Américas que reúne 100 iniciativas de sucesso de smart cities e seu impacto socioeconômico e ambiental no mundo.

O painel especial contará com a participação de Gustavo Westmann, assessor especial para o BRICS do Ministério das Relações Exteriores.

A obra, que contou com o apoio da ONU Habitat, UNDP, Itamaraty, governos da Itália, Holanda e Dinamarca, além de centenas de empresas e instituições, destaca projetos de 41 países nas áreas de mobilidade, energia e habitação, além de modelos inovadores de negócio e de gestão voltados à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos.

Também serão apresentados em primeira mão alguns dos projetos que integrarão o Bright Green Book 2, a ser lançado em outubro, trazendo 200 novos casos de inovação, ESG e soluções para grandes problemas urbanos do planeta.

Sob o tema “cidades que inspiram”, o congresso ainda abordará tópicos como infraestrutura urbana, o papel das startups, Internet das Coisas, dados abertos e computação em nuvem, entre outras inovações que visam tornar as cidades mais humanas, seguras e integradas. 

VEJA TAMBÉM:  Municípios apresentam projetos inovadores no SmartCities Mundi

Alguns nomes confirmados:

Carlos Sanchez, CEO da Higtrend Brasil

Dário Saadi, prefeito de Campinas (SP)

Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém (PA)

Edson Vilela, prefeito de Carmo do Cajuru (MG)

Edson Ribeiro da Silva, presidente da Globaltask, controladora da SPE Piauí Conectado

Francisco Scroffa, presidente da ENEL X no Brasil

Frederico Braga, CEO da Bottom UP

Gustavo Maia, fundador e CEO do Colab

Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil

Narcélio Monte, fundador e CEO da DATACITIES – Cidades Inteligentes

Parker Treacy, CEO e co-fundador da Cobli

O SmartCities Mundi é uma realização do Tele.Síntese em parceria com o Fórum das Américas. O formulário de inscrição e a programação do evento estão disponíveis no site:

https://www.eventos.momentoeditorial.com.br/

 

Sobre a Momento Editorial / Tele.Síntese

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

É dirigida pela jornalista Miriam Aquino e conta com uma equipe que alia a experiência de conceituados profissionais ao entusiasmo de jovens jornalistas.

Com sede em São Paulo, filial em Brasília e correspondentes no Rio de Janeiro e na Bahia, a editora se firmou no mercado pelo conteúdo qualificado e diferenciado de suas publicações. Produz informações precisas que antecipam, analisam e desvendam os fatos que influenciam o destino da indústria de telecomunicações e comunicações.

Portal Tele.Síntese: com informações diárias sobre o mercado de telecomunicações, radiodifusão, mídia, conteúdo, tecnologias da informação e internet, o Tele.Síntese analisa e noticia os mais importantes movimentos que impactam os negócios desses segmentos.

Sobre o Fórum das Américas

Somos um think-tank que atua em duas frentes principais: na organização e promoção de eventos, workshops, seminários e conferências em temas de relevância no cenário internacional e como intermediador e agência implementadora de acordos de cooperação internacional, oficializados através de MoUs (Memorandum of Understanding), entre instituições de diferentes países.

VEJA TAMBÉM:  Appgate: Brasil figura entre países mais vulneráveis a ataques virtuais

Desde o fim de 2010 o Fórum vem atuando diretamente na área de meio ambiente, com foco principal em desenvolvimento sustentável e economia verde. A priorização dessas áreas se deu principalmente devido à assinatura de MoUs entre o Ministério do Meio Ambiente da Itália e órgãos subnacionais brasileiros, tais como a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e, mais recentemente, com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.

Só no ano de 2011, dos 18 eventos organizados pelo Fórum, 16 foram relacionados ao meio ambiente e atingiram diretamente mais de 17.500 pessoas. Alguns exemplos são a conferência “III Fórum de Desenvolvimento Sustentável”; o workshop “Sustentabilidade da Biomassa como Fonte de Energia”, desenvolvido em parceria com o Instituto de Energia e Eletrotécnica da USP; a exposição “Italy: Sustainable Life “, realizada na Base Itália, durante os Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro; o workshop “Prevenção e Gestão de Riscos de Inundações e Deslizamentos”, em parceria com o INEA; e o seminário “Efeitos do Aquecimento Global Sobre o Microzoneamento e Gestão de Recursos Hídricos para as Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo”, em parceria com a Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola.

Relacionados

Setor de energia
Expansão do crédito deve ficar na casa dos 7%, aponta estimativa da ANBC

Expansão do crédito deve ficar na casa dos 7% neste ano, aponta estimativa...

Padtec
Rede óptica iluminada pela Padtec marca a chegada da Silica Networks

Rede óptica iluminada pela Padtec marca a chegada da argentina Silica Networks ao...