cadastro positivo

Mais de 11 milhões de brasileiros são incluídos no mercado de crédito

Share:

Mais de 11 milhões de brasileiros são incluídos no mercado de crédito

Quod prevê análise de crédito mais inclusiva após inserção de 100 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Positivo

 

São Paulo, 03 de maio de 2022: Segundo a Quod, uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil e uma das gerenciadoras do banco de dados do Cadastro Positivo, a conclusão do compartilhamento do histórico de pagamentos de clientes das operadoras de telecomunicações com os birôs de crédito pode proporcionar crédito mais barato a milhões de brasileiros.

De acordo com dados anunciados hoje pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) referentes às assinaturas de serviços pós-pagos de telefonia celular e fixa, banda larga e TV por assinatura, as informações enviadas pelas empresas Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo totalizaram 100 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados do Cadastro Positivo.

A operação vai permitir que o mercado de crédito considere mais de 11 milhões de consumidores e empresas desbancarizados em suas operações. Ausentes nos dados enviados anteriormente pelas instituições financeiras, responsáveis pela primeira onda de compartilhamento de informações com os birôs, cerca de 10,3 milhões de pessoas físicas e mais de 763 mil pessoas jurídicas passaram a ter visibilidade devido ao Cadastro Positivo.

“O estabelecimento de uma nota de crédito [escore] para cada consumidor, definida de acordo com o pagamento de suas operações de crédito, de serviços continuados como de luz, água e telefone, por exemplo, torna, sem dúvida, a análise de crédito mais inclusiva e justa”, destaca Ricardo Cervellini Thomaziello, Chief Data Officer da Quod.

VEJA TAMBÉM:  Com apoio da BrazilFoundation, Selena Gomez ajuda instituição brasileira

Segundo o executivo, à medida que o Cadastro Positivo incorpora os dados de outros setores, os birôs têm condições de definir um  um escore com mais acurácia, definido não apenas a partir de empréstimos bancários, financiamentos imobiliários e cartão de crédito, mas também do pagamento de outras obrigações mensais.

 

Sobre a Quod

A Quod foi criada em 2017 com objetivo de impulsionar o Cadastro Positivo e fomentar a educação financeira no cenário brasileiro. Agora, com o Cadastro Positivo em funcionamento, ela está expandindo sua atuação para decisões baseadas em dados para diversas finalidades: prospecção de clientes, gestão de risco de crédito, gestão de carteira de clientes, prevenção a fraudes, compliance e inteligência de cobrança. A companhia iniciou suas operações no final de 2018 e atende a clientes de todos os setores da economia, incluindo instituições financeiras, seguradoras, varejistas, operadoras de telecomunicações e pequenas e médias empresas.

Relacionados

ANBC-Práticas lesivas ao crédito prejudicam relação entre credor e tomador

ANBC – Práticas lesivas ao crédito prejudicam relação entre credor e tomador Uso...

cpqd
Proposta do CPQD e aceleradora E-volve é selecionada pelo MCTIC

Compartilhe Proposta do CPQD e aceleradora E-volve é selecionada em programa do MCTIC...