Novo Cadastro Positivo é sancionado pelo presidente da República

Share:

São Paulo, 08 de abril, 2019 – A lei que altera o Cadastro Positivo foi sancionada hoje pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Essa aprovação marca o início de uma nova era do crédito no Brasil, caracterizada pela inclusão financeira de muitos brasileiros que hoje não têm acesso a empréstimos e financiamentos. O novo cenário proporciona aumento da concorrência, com a entrada de competidores com novos produtos e serviços, e a redução da inadimplência, o que levará a uma oferta de juros mais justos.

“O novo modelo do Cadastro Positivo foi resultado de muito diálogo nos últimos meses dentro e fora do Congresso Nacional. A proposta foi debatida pela sociedade, que percebeu seus inúmeros benefícios, especialmente importantes para um momento em que o país necessita elevar o grau de competitividade de sua economia no cenário internacional”, avalia o presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), Elias Sfeir.

A partir da vigência da lei, os birôs de crédito têm 30 dias para comunicar todos os consumidores sobre a abertura do Cadastro Positivo. E esses terão assegurada a opção de, a qualquer momento, pedir a exclusão do seu nome. Mas é importante essas pessoas saberem que assim não desfrutarão dos benefícios da formação do histórico, que será apagado, e que também não poderão usar sua pontuação para barganhar juros menores.  “As pessoas físicas e jurídicas serão informadas sobre sua inclusão no CP para que decidam permanecer ou não nele. Ainda que haja esse período inicial definido por lei para pedir a exclusão do nome, o consumidor poderá sair a qualquer momento e voltar a qualquer momento para ter a chance de reconstruir seu histórico. Essa é uma previsão legal”, observa Sfeir.

O Banco Central tem destacado que o novo Cadastro Positivo, uma das prioridades do BC no contexto da Agenda BC+, é um dos instrumentos que ampliará a oferta de crédito e reduzirá o spread bancário. “A democratização do crédito vai estimular o crescimento da economia, o que vai produzir novos empregos,” finaliza.

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor. A ANBC é membro da Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), entidade internacional que reúne 39 birôs de crédito e da Associação Latino Americana de Birôs de Crédito (ALACRED).

 

 

Relacionados

Porto Feliz
PORTO FELIZ RECEBE CINEMA ITINERANTE

PORTO FELIZ RECEBE CINEMA ITINERANTE, UMA DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES Além...

ABCD DIVULGA MANIFESTO A FAVOR DO OPEN BANKING

Manifesto São Paulo, 22 de abril, 2019 – O modelo tradicional de sistema...